Como ser um Motorista da Uber em 2026: Regras Atualizadas
A Uber, serviço de transporte por aplicativo, anunciou novas regras para quem deseja se tornar motorista na plataforma em 2026. Com base em uma pesquisa feita com usuários, a empresa atualizou a lista de veículos aceitos nas categorias Uber Comfort e Uber Black. Além disso, definiu novas regras de pontuação e estabeleceu um número mínimo de viagens para que os parceiros possam atuar em determinadas modalidades.
Regras para Trabalhar no App em 2026
Para se cadastrar como motorista parceiro da Uber, o candidato deve acessar o site da empresa ou baixar o aplicativo Uber para iniciar o processo. Após preencher o formulário com informações pessoais, será necessário enviar alguns documentos à plataforma, incluindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e Certidão negativa de antecedentes criminais.
A Uber está presente em diversas cidades brasileiras, incluindo grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Segundo estimativas da própria Uber, motoristas parceiros têm ganhos médios de R$ 1.687 por semana, considerando cerca de 50 horas de trabalho na cidade do Rio de Janeiro.
Categorias da Uber: Qual a Diferença?
As categorias Uber X, Uber Comfort e Uber Black se diferenciam pelo nível de conforto oferecido aos passageiros, pelo tipo de veículo utilizado, pelas exigências aos motoristas e pelo valor das corridas. O Uber X é a modalidade mais popular e acessível da plataforma, enquanto o Uber Comfort prioriza o conforto e o espaço interno, exigindo carros maiores e mais silenciosos. Já o Uber Black é o serviço premium da Uber, com veículos de alto padrão.
Mudanças em Cada Modalidade em 2026
Segundo a Uber, as mudanças previstas para cada modalidade em 2026 têm como objetivo aprimorar a experiência dos passageiros — especialmente nas categorias Uber Comfort e Uber Black. No Uber Comfort, o ano mínimo de fabricação dos veículos foi ajustado, enquanto no Uber Black, a empresa atualizou o ano mínimo de fabricação e removeu alguns modelos de forma definitiva.
Abaixo, segue uma lista das principais mudanças:
- No Uber Comfort, modelos como Chevrolet Cobalt e Toyota Etios só serão aceitos se fabricados em 2018 ou posteriormente.
- No Uber Black, a empresa atualizou o ano mínimo de fabricação e removeu alguns modelos de forma definitiva, como o Citroën Basalt.
- No Uber X, as mudanças variam conforme a regulamentação de cada cidade, com carros fabricados até 2015 sendo removidos da plataforma em locais que estabelecem limite de idade para os veículos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link