Preparando a Geração da Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades na Educação
A inteligência artificial (IA) está transformando rapidamente a rotina de crianças e adolescentes, mas ainda representa um desafio significativo para escolas e educadores no Brasil. De acordo com uma pesquisa do Datafolha, 54% dos entrevistados não sabem o significado de inteligência artificial, o que reflete um descompasso entre a velocidade da inovação e o preparo das pessoas para esse novo cenário.
Para a especialista em IA e educação no UNICEF Brasil, Isabelle Christina, a educação voltada à tecnologia precisa garantir acesso, letramento digital e transparência sobre as possibilidades e riscos das ferramentas de IA. Em entrevista ao Podcast Canaltech, ela destacou a importância de recompor a educação para essa nova realidade e de considerar os seguintes fatores:
- Uso de IA voltado para as necessidades das comunidades, levando em consideração a linguagem e os costumes de determinadas regiões;
- Ir além do “ChatGPT”: ensinar que IA não é apenas IA generativa, mas pode atuar em outras frentes;
- Estimular o pensamento crítico e ensinar questões éticas fundamentais para uma relação mais saudável com as ferramentas de IA.
A especialista também comenta sobre como a IA pode ser usada para incluir e de que forma podemos equilibrar o avanço da tecnologia com a proteção de dados e direitos. É fundamental que a educação conectada com a tecnologia seja capaz de preparar as pessoas para esse novo cenário, garantindo que elas tenham as habilidades e o conhecimento necessário para aproveitar as oportunidades e minimizar os riscos.
Para isso, é necessário que as escolas e educadores estejam preparados para lidar com as novas tecnologias e que as políticas educacionais sejam atualizadas para refletir as mudanças no mundo atual. Além disso, é fundamental que haja uma parceria entre as instituições de ensino, as empresas de tecnologia e os governos para garantir que a educação seja capaz de preparar as pessoas para o futuro.
Em resumo, a preparação da geração da inteligência artificial é um desafio complexo que requer uma abordagem multifacetada. É necessário que as escolas e educadores estejam preparados para lidar com as novas tecnologias, que as políticas educacionais sejam atualizadas e que haja uma parceria entre as instituições de ensino, as empresas de tecnologia e os governos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link