bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:56
Temperatura: 7.6°C
Probabilidade de chuva: 99%

Como o aquecimento global vai fazer a Terra perder 3 mil geleiras por ano

O Aquecimento Global e o Desaparecimento das Geleiras

O planeta está enfrentando um desafio sem precedentes: o aquecimento global. De acordo com um estudo internacional, se as políticas climáticas atuais forem mantidas, a temperatura média da Terra pode chegar a 2,7°C acima dos níveis pré-industriais, levando a uma perda anual de 3 mil geleiras a partir da década de 2040.

Os cientistas introduziram o conceito de Peak Glacier Extinction, que se refere ao ponto em que o número de geleiras extintas em um único ano atinge seu máximo. De acordo com os cálculos, se o aquecimento global for limitado a 1,5°C, conforme estabelecido como meta pelo Acordo de Paris, esse pico deveria ocorrer por volta de 2041, quando cerca de 2 mil geleiras desapareceriam em apenas um ano.

Regiões Mais Vulneráveis

As regiões mais vulneráveis ao desaparecimento das geleiras incluem os Alpes europeus, que podem atingir seu pico de perda entre 2033 e 2041. De acordo com os cálculos da pesquisa, sob um aquecimento de 2,7°C, restariam apenas cerca de 110 geleiras na Europa Central até 2100 – o equivalente a 3% do total atual.

Outras regiões que podem perder mais da metade de suas geleiras antes de 2040 incluem o oeste do Canadá e EUA, Ásia Central e partes próximas ao Equador dos Andes e das cordilheiras africanas.

Impactos Sociais, Econômicos e Culturais

Além dos efeitos sobre o nível do mar, o desaparecimento individual das geleiras tem consequências diretas para comunidades locais. O derretimento de uma pequena geleira quase não contribui para a elevação dos oceanos, mas quando ela desaparece por completo, o impacto sobre o turismo de um vale pode ser severo.

Cerca de 2 bilhões de pessoas dependem da água proveniente de regiões montanhosas para abastecimento e produção de alimentos. Para muitas culturas, as geleiras também têm valor simbólico e espiritual.

Os autores do estudo enfatizam que as datas do pico de extinção representam mais do que um dado científico. Elas marcam pontos de virada com profundas implicações para ecossistemas, recursos hídricos e herança cultural.

  • 3 mil geleiras podem desaparecer por ano a partir da década de 2040.
  • Os Alpes europeus podem perder 97% de suas geleiras até 2100.
  • Cerca de 2 bilhões de pessoas dependem da água proveniente de regiões montanhosas para abastecimento e produção de alimentos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link