Como funciona a conta de adolescentes do Instagram?
O Instagram criou a conta de adolescente para tornar a plataforma mais segura para jovens de 13 a 17 anos. O perfil traz proteções automáticas que limitam contatos indesejados, reduzem a exposição a conteúdo sensível e ajudam a controlar o tempo de uso.
A conta de adolescente é um tipo de perfil criado para usuários de 13 a 17 anos, com recursos de segurança e privacidade ativados por padrão. A modalidade ajuda a evitar situações de risco, como golpes e assédio, e dá mais confiança aos pais sobre o uso do app pelos filhos.
Recursos das contas de adolescentes
As contas criadas por adolescentes no Instagram são privadas desde o início e restringem interações indesejadas, como mensagens ou marcações de desconhecidos. Além disso, o aplicativo limita a exposição a conteúdo ofensivo e exibe lembretes para pausar o uso após uma hora, além de silenciar as notificações à noite.
- As contas são privadas por padrão;
- Somente pessoas conhecidas podem enviar mensagens diretas (DM);
- Configuradas automaticamente para serem expostas a menos conteúdo sensível de perfis que não seguidos;
- Apenas quem o adolescente segue pode marcar, mencionar ou remixar seu conteúdo;
- Imagens de nudez são desfocadas por padrão;
- Os menores de 16 anos têm restrições para realizar transmissões ao vivo;
- Há lembretes e limites para controlar o tempo de uso diário da rede social.
Os pais não têm como ler as mensagens enviadas ou recebidas pelos adolescentes no Instagram. A ferramenta de supervisão parental mostra somente a lista de contatos recentes, sem acesso ao conteúdo. A proposta é acompanhar o uso da rede sem comprometer a privacidade dos jovens.
A conta de adolescente do Instagram já está disponível no Brasil. A Meta começou a liberar o recurso de forma gradual no país, e ainda não há data definida para que todos os perfis sejam incluídos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link