Declaração Anual do MEI: Passo a Passo para Realizar pelo App
Os Microempreendedores Individuais (MEI) já podem realizar a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2025 pelo app MEI, compatível com Android e iPhone. O preenchimento do documento é obrigatório para todos, sob riscos de multas. O prazo para a Declaração Anual Simplificada termina no dia 31 de maio e o limite do faturamento anual de um MEI, o que lhe garante isenção de pagamentos, é de R$ 81 mil.
Para realizar a declaração anual do MEI pelo app, siga os passos abaixo:
- Passo 1: Abra o app MEI e insira o seu CPF e senha Gov.br, em seguida, toque em “Entrar”;
- Passo 2: Toque em “Fazer Declaração” e selecione o ano-base, que no caso é 2025;
- Passo 3: Preencha o DASN-SIMEI com o valor da receita bruta anual, incluindo os valores de acordo com a sua atividade exercida e informe se possuiu empregado durante o período;
- Passo 4: Após preencher, aparece um “Resumo” que mostra todos impostos pagos durante os meses de 2025, em seguida, toque em “Transmitir”;
- Passo 5: Por fim, a tela de “Conclusão” irá aparecer e é nessa etapa em que poderá gerar o recibo de entrega da declaração anual.
A declaração anual do MEI é um documento obrigatório para todos microempreendedores individuais, que informa todo o faturamento obtido no ano anterior de acordo com a atividade que foi exercida, assim como se houve algum funcionário contratado durante o período. O limite de faturamento anual ainda é R$ 81 mil, mas existem propostas que visam aumentá-lo.
O prazo para realizar a declaração anual do MEI é até o dia 31 de maio, e é possível fazer as declarações dos anos anteriores durante esse período.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link