bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:29
Temperatura: 9.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Como era o maçarico-de-bico-fino, ave oficialmente declarada extinta

A Extinção do Maçarico-de-Bico-Fino: Um Alerta para a Conservação das Aves Migratórias

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) declarou oficialmente extinto o maçarico-de-bico-fino, uma ave migratória que outrora era comum na Europa, norte da África e Ásia Ocidental. Essa decisão foi divulgada na mais recente atualização da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, que também confirmou a extinção de três espécies de marsupiais australianos e de diversas plantas.

O último registro confirmado do maçarico-de-bico-fino ocorreu em 25 de fevereiro de 1995, em uma lagoa de maré na costa atlântica do Marrocos. Desde então, nenhum avistamento foi comprovado, apesar de relatos isolados. Especialistas atribuem o desaparecimento da espécie à caça excessiva e à destruição de seus habitats naturais.

Causas da Extinção

Os pesquisadores possuem poucas informações sobre o maçarico-de-bico-fino. No entanto, sabe-se que os ninhos das aves eram feitos no chão e que, a cada estação do ano, esses pássaros botavam até 4 ovos, o que não permitia que a espécie formasse populações grandes. Além disso, a caça excessiva e a destruição de habitats naturais contribuíram para a extinção da espécie.

Outras espécies também foram declaradas extintas, incluindo três marsupiais australianos e plantas como a Diospyros angulata e a Delissea sinuata. No entanto, a UICN destacou alguns avanços, como a reclassificação da tartaruga-verde de “Em Perigo” para “Pouco Preocupante” após um aumento estimado de 28% em sua população desde os anos 1970.

Consequências e Desafios

A extinção do maçarico-de-bico-fino é um alerta para a conservação das aves migratórias. Segundo a UICN, 61% das espécies de aves no mundo apresentam declínio populacional, número significativamente maior do que o registrado em 2016. Além disso, espécies do Ártico, como a foca-de-capuz e a foca-da-Groenlândia, também enfrentam risco crescente devido às mudanças climáticas.

A diretora-geral da UICN, Grethel Aguilar, afirmou que “a atualização da Lista Vermelha destaca tanto os desafios urgentes quanto as possibilidades de recuperação. A história da tartaruga-verde mostra que a conservação funciona quando há ação coordenada e determinação”.

  • A caça excessiva e a destruição de habitats naturais contribuíram para a extinção do maçarico-de-bico-fino.
  • A UICN declarou oficialmente extinto o maçarico-de-bico-fino e outras espécies.
  • A conservação das aves migratórias é um desafio urgente que requer ação coordenada e determinação.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link