bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:36
Temperatura: -1.8°C
Probabilidade de chuva: 1%

Como diminuir o vício em telas e melhorar a saúde do cérebro?

Como Diminuir o Vício em Telas e Melhorar a Saúde do Cérebro?

É comum que muitas pessoas vivam uma relação tóxica com seus celulares, seja por meio do hábito compulsivo de checar as redes sociais ou do scrolling interminável das notícias. No entanto, quando a média de tempo de tela ultrapassa o limite e começa a se tornar um vício, é necessário tomar medidas para administrar essa compulsão.

De acordo com a médica estadunidense especializada em estilo de vida, Aileen Alexander, fazer um detox digital pode ser o caminho para controlar o vício em telas. Isso pode ser feito mesmo que por apenas um ou dois dias de cada vez. Além disso, algumas mudanças na rotina podem ajudar a recuperar o cérebro da dependência digital.

Redescubra Conteúdos Longos e Troque o Tipo de Conteúdo Consumido

Se você tem dificuldade em assistir a um filme do início ao fim sem pegar o celular, desafie-se a ver primeiro um episódio de série e, aos poucos, avance até um longa-metragem inteiro. Além disso, troque o tipo de conteúdo consumido por algo que seja mentalmente enriquecedor. Um estudo de 2025 revelou que quanto mais consumimos conteúdos de curta duração, pior se tornam nosso desempenho cognitivo e nossa capacidade de concentração.

  • Diminua o ritmo e priorize atividades que não exijam o uso do celular.
  • A leitura é cientificamente comprovada por reduzir estresse e capaz de melhorar a qualidade do sono e a função cognitiva, além de ajudar no desenvolvimento emocional e nas conexões sociais.
  • Aposte na caminhada, que libera hormônios ligados ao bem-estar, ajudando a melhorar o humor, os níveis de energia e a saúde mental.

Crie uma Estrutura e Estabeleça Limites

A médica Aileen Alexander sugere estabelecer limites, como transformar o banheiro ou a sala de jantar em áreas livres de celular. Além disso, ao ler, deixe os aparelhos de lado, você pode checá-los depois. “Precisamos dar espaço ao cérebro, porque é nesse espaço que a criatividade surge. É ali que refletimos e onde acontece a autorregulação”, destaca a médica.

O vício em conteúdo é classificado como um transtorno comportamental? Embora o vício em conteúdo não seja um diagnóstico oficial, acredita-se que os mecanismos envolvidos sejam muito semelhantes aos de outros vícios comportamentais, como o transtorno por jogos eletrônicos ou o transtorno por jogo de azar, ambos oficialmente reconhecidos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link