Calor Intenso no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro está enfrentando um período de calor intenso, com temperaturas máximas alcançando 40°C. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos três dias, houve quase 450 atendimentos por dia nas unidades públicas de saúde da cidade devido a sintomas e quadros de saúde ligados ao calor.
Os casos mais comuns de atendimentos relacionados ao calor são tontura, fraqueza e desmaios, além de queimaduras solares. A prefeitura do Rio de Janeiro alertou todos os 92 municípios para os perigos do calor excessivo e recomendou que a população tome medidas para se proteger.
Recomendações para Diminuir o Risco de Problemas de Saúde
A prefeitura do Rio de Janeiro lista uma série de recomendações para diminuir o risco de problemas de saúde em dias muito quentes, incluindo:
- Aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede
- Consumir alimentos leves como frutas e saladas
- Utilizar roupas leves e frescas
- Evitar bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h
- Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procurar uma unidade de saúde
Além disso, a previsão é de mais dias quentes, podendo chegar aos 41°C no domingo, e apenas a partir de terça-feira pode haver chuva fraca a moderada isolada.
Trabalhadores e moradores da cidade estão buscando maneiras de se proteger do calor, como beber bastante água e utilizar sombrinhas para se proteger dos raios solares.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link