CNH sem Autoescola: Uma Nova Era para a Habilitação no Brasil
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou recentemente uma resolução que promete mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. Com essa mudança, os candidatos não precisarão mais frequentar autoescolas para realizar a prova de direção, o que deve resultar em uma redução significativa de custos.
A nova regra permite que os candidatos estudem o conteúdo das aulas teóricas por meio de material fornecido pelo Ministério dos Transportes ou pelo app da Carteira Digital de Trânsito. Além disso, as aulas práticas foram reduzidas de 20 horas para apenas 2 horas-aula, e os candidatos podem escolher se preferem se preparar com apoio das autoescolas, de instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou se vão optar por preparações personalizadas.
Principais Mudanças
- Redução da exigência mínima de aulas práticas de 20 horas para 2 horas-aula
- Autorização do uso de veículo próprio para as aulas práticas
- Opção de estudo das aulas teóricas por meio de material fornecido pelo Ministério dos Transportes ou pelo app da Carteira Digital de Trânsito
Essas mudanças devem ajudar a democratizar o acesso à CNH, um documento ainda muito almejado no país. O Ministério dos Transportes estima que a economia deve chegar a 80% do valor total, cortando despesas que atualmente podem alcançar R$ 5 mil.
Além disso, as novas regras permitem que os candidatos realizem as provas teórica e prática, a coleta biométrica e o exame médico de forma mais flexível e personalizada. Isso deve resultar em uma experiência mais agradável e eficiente para os candidatos.
No entanto, é importante lembrar que as autoescolas ainda têm um papel importante a desempenhar no processo de habilitação. Muitos candidatos podem preferir se preparar com apoio das autoescolas, que oferecem uma estrutura e um suporte mais tradicionais.
Este conteúdo pode conter links de compra.