bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:16
Temperatura: -0.5°C
Probabilidade de chuva: 1%

CNH pode ficar até 80% mais barata com novo app — seria o fim das autoescolas?

Novas Regras para Obtenção da CNH: O que Muda e Como Isso Pode Reduzir o Custo da Habilitação

O Governo Federal lançou oficialmente um novo aplicativo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que promete reduzir o custo da habilitação em até 80%. Com o novo app, os candidatos poderão estudar todo o conteúdo teórico gratuitamente, sem a exigência de carga horária mínima, e realizar aulas práticas com um instrutor autônomo credenciado pelo Detran em um carro particular.

As mudanças incluem o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, renovação automática e gratuita para “bons condutores” e acesso gratuito a todo o conteúdo teórico pelo novo aplicativo oficial. Além disso, quem reprovar no primeiro teste no Detran poderá repetir o exame de forma totalmente gratuita, e o prazo de um ano para concluir todo o processo da habilitação também deixa de existir.

Benefícios do App para Tirar a CNH

  • Fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas;
  • Todo conteúdo teórico passa a ser gratuito;
  • Não há exigência de carga horária mínima para aulas teóricas;
  • Carga horária prática mínima de 2 horas;
  • Segundo exame gratuito em caso de reprovação;
  • Possibilidade de usar instrutor autônomo e carro próprio.

Segundo o Governo, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem ter CNH, devido ao alto custo, que pode chegar à R$5 mil e à burocracia. A medida visa aumentar a segurança no trânsito, ao democratizar o acesso à formação. O modelo é inspirado em práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão e Argentina.

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível para download na Play Store e na App Store. No entanto, o aplicativo terá uma versão atualizada logo após o pronunciamento no Palácio do Planalto. Portanto, ainda não é possível fazer as aulas e observar as mudanças.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link