bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 15:15
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Interrupção na Cloudflare: Impacto na Internet

A Cloudflare, provedora global de infraestrutura, está enfrentando sua segunda interrupção em semanas, afetando grande parte da internet. Os usuários relataram problemas para acessar sites e ferramentas como Zoom, Fortnite e Linkedin na manhã de sexta-feira.

A Cloudflare confirmou os problemas em sua página de status, afirmando que está investigando problemas com o Painel da Cloudflare e APIs relacionadas. A empresa informou que implementou uma correção e que os serviços devem voltar a funcionar normalmente.

Os problemas com a Cloudflare coincidiram com uma manutenção programada, mas não está claro o que está afetando tantos sites. O DownDetector registrou um pico de relatos relacionados ao Cloudflare, com cerca de 2.000 relatos às 4h da manhã.

Causas da Interrupção

A Cloudflare afirmou que a interrupção foi causada por uma alteração na forma como o Firewall de Aplicativos Web da Cloudflare analisa as solicitações, que foi implementada para ajudar a mitigar uma vulnerabilidade generalizada nos componentes de servidor do React.

A empresa afirmou que não se tratou de um ataque e que está trabalhando para analisar e mitigar o problema. A Cloudflare também afirmou que compartilhará todos os detalhes em uma postagem no blog.

Impacto na Internet

Os problemas com a Cloudflare demonstram o quão dependente a internet é de um pequeno subconjunto de provedores. A Cloudflare está no centro disso, fornecendo CDN, proxy, roteamento, DNS e cache para que os sites possam permanecer rápidos, seguros e resilientes sob carga.

Quando um provedor como esse falha, os efeitos em cadeia atingem muito mais do que apenas alguns sites. Isso também ocorre semanas depois de uma interrupção nos serviços da Amazon Web Services ter deixado vários sites inacessíveis por horas.

  • Os problemas com a Cloudflare afetaram sites como Zoom, Fortnite e Linkedin.
  • A interrupção foi causada por uma alteração na forma como o Firewall de Aplicativos Web da Cloudflare analisa as solicitações.
  • A Cloudflare está trabalhando para analisar e mitigar o problema.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A provedora global de infraestrutura Cloudflare está fora do ar pela segunda vez em semanas, afetando grandes áreas da internet. Usuários reclamando, na manhã desta sexta-feira, (5),  na rede social X que não conseguem acessar diversas ferramentas e sites, entre eles Zoom, Fortnite e Linkedin.

A Cloudflare confirmou os problemas em sua página de status , afirmando que está “investigando problemas com o Painel da Cloudflare e APIs relacionadas”. “Os clientes que utilizam o painel de controle/APIs do Cloudflare serão afetados, pois as solicitações podem falhar e/ou erros podem ser exibidos”, diz a atualização.

Minutos depois, a Cloudflare informou que implementou uma correção. Isso significa que tudo deve voltar a funcionar normalmente. Às 4h30 da manhã (horário do leste dos EUA), alguns sites já estavam acessíveis novamente. Os problemas com o Cloudflare coincidiram com uma manutenção programada, mas não está claro o que está afetando tantos sites. O DownDetector — que já está disponível novamente — mostra um pico enorme de relatos relacionados ao Cloudflare, com cerca de 2.000 relatos às 4h da manhã.

“A Cloudflare está investigando relatos de um grande número de páginas vazias ao usar a API de listagem em um namespace Workers KV”, escreveu a Cloudflare em uma atualização. A empresa afirmou que está “trabalhando para analisar e mitigar esse problema”. A Cloudflare me enviou um comunicado por e-mail que dizia: “Uma alteração na forma como o Firewall de Aplicativos Web da Cloudflare analisa as solicitações afetou a disponibilidade da rede da Cloudflare.”

“Não se tratou de um ataque; a alteração foi implementada pela nossa equipe para ajudar a mitigar a vulnerabilidade generalizada divulgada esta semana nos componentes de servidor do React”, disse o porta-voz, acrescentando que a Cloudflare “compartilhará todos os detalhes em uma postagem no blog hoje”.

Os problemas com a Cloudflare surgem após uma interrupção em 18 de novembro que deixou grande parte da internet fora do ar devido a problemas técnicos. Sites como ChatGPT, X e Zoom estiveram entre os afetados pela última interrupção.

Isso também ocorre semanas depois de uma interrupção nos serviços da Amazon Web Services ter deixado vários sites inacessíveis por horas . Especialistas afirmam que a nova falha da Cloudflare demonstra o quão dependente a internet é de um pequeno subconjunto de provedores.

“Com a crescente complexidade da internet, um pequeno grupo de provedores de infraestrutura acaba detendo um poder inesperadamente grande sobre seu funcionamento”, afirma Richard Ford, diretor de tecnologia da empresa de cibersegurança Integrity360. A Cloudflare “está no centro disso, fornecendo CDN, proxy, roteamento, DNS e cache para que os sites possam permanecer rápidos, seguros e resilientes sob carga”, diz Ford.

“Quando um provedor como esse falha, seja por erro interno, alteração de configuração ou ataque externo, os efeitos em cadeia atingem muito mais do que apenas alguns sites.” Parece que os problemas com a Cloudflare estão sendo resolvidos, então, esperemos que a interrupção não seja nem de perto tão grave quanto a que vimos em novembro.

 

com.br/">Forbes Brasil.