Descoberta de Cidade Maia Perdida no México
Uma equipe de arqueólogos do Projeto X’baatún fez uma descoberta significativa nas últimas semanas de 2025, ao localizar uma cidade maia perdida no município de Tekal de Venegas, em Iucatã, no México. A cidade, que foi ocupada durante 5 séculos, entre 700 e 1200 d.C., é um importante achado para a compreensão da história e da cultura maia.
A equipe de arqueólogos utilizou técnicas de mapeamento topográfico, fotogrametria com sobrevoo de drones e perfuração de poços para identificar as estruturas antigas da cidade. Foram encontrados vestígios de construções em todas as quatro direções a partir da chamada “Estrutura 1”, e o sítio arqueológico próximo de Kukulá complementa uma paisagem urbana mais ampla da região.
Estruturas e Arquitetura
O complexo residencial da cidade, conhecido como Estrutura 13, inclui uma praça e uma pequena pirâmide (Estrutura 15), com bases de lados medindo 9 metros e 4 metros de altura. A equipe observou que o complexo apresenta uma certa harmonia arquitetônica, com elementos representantes do estilo Puuc, um tipo de arquitetura maia que floresceu durante o Período Clássico Terminal (800 – 950 d.C.).
Alguns dos principais achados incluem:
- 60 estruturas antigas dentro do núcleo de 9 quilômetros da cidade
- Uma praça e uma pequena pirâmide no complexo residencial
- Estruturas com elementos representantes do estilo Puuc
- Ligações históricas entre o sítio e o de Ek’ Balam, localizado a mais de 120 quilômetros de distância
A descoberta dessa cidade maia perdida é um importante passo para a compreensão da história e da cultura maia, e demonstra a importância da colaboração entre equipes de arqueólogos e a participação de comunidades locais na preservação do patrimônio cultural.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link