bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:42
Temperatura: 13.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Chuveiro Elétrico: 4 Soluções para Reduzir o Consumo de Energia

O chuveiro elétrico é um dos principais responsáveis pelo aumento da conta de luz. Com uma potência que varia entre 5.500W e 7.500W, ele é capaz de aquecer a água instantaneamente, mas também é um grande consumidor de energia. No entanto, existem algumas soluções que podem ajudar a reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência do banho.

De acordo com o professor Ewaldo Mehl, da UFPR, existem quatro caminhos para diminuir o custo e melhorar a eficiência do banho:

  • Trocar o modelo multitemperatura pelo eletrônico: Os chuveiros comuns, chamados de “multitemperatura”, possuem posições fixas (Inverno/Verão) e podem não ser eficientes. O chuveiro eletrônico, por outro lado, permite o ajuste exato da temperatura, o que pode ajudar a reduzir o consumo de energia.
  • Investir no sistema híbrido solar: O sistema misto, que combina o aquecedor solar com apoio elétrico, é uma opção eficiente para quem mora em casa. O sol é gratuito, e o sistema elétrico entra em ação apenas para complementar o aquecimento quando necessário.
  • Aquecimento a gás, mas com ressalvas: O gás é uma alternativa eficiente para quem busca banhos confortáveis, especialmente em regiões frias. No entanto, a instalação em apartamentos prontos pode ser complexa e exigir chaminés, ventilação adequada e vistoria dos Bombeiros.
  • Atenção à fiação elétrica: A instalação elétrica inadequada pode ser um vilão oculto do consumo. É importante revisar a instalação e garantir que os fios sejam adequados para a potência do chuveiro, para evitar o “Efeito Joule” e reduzir o risco de incêndio.

Além disso, é importante desmistificar algumas práticas que não funcionam, como regular a vazão de água ao abrir pouco o registro ou fechar o chuveiro para se ensaboar. Essas práticas podem não ser eficientes e podem ser desconfortáveis ou impraticáveis durante o inverno em regiões frias.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link