Columbus, Ohio
Hora local: 07:51
Temperatura: 7.1°C
Probabilidade de chuva: 0%
Choque de gerações no trabalho foi tema central em palestra de Dado Schneider
agosto 19, 2025
Equilibrar relações entre jovens e experientes no mercado de trabalho foi a provocação central feita pelo comunicador Dado Schneider na palestra “Choque de Gerações – A gente vai ter que se entender”, realizada nesta segunda-feira (18/08) no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo. O evento, que contou com o patrocínio da Doctor Clin, reuniu mais de 700 participantes entre gestores, profissionais de diversas áreas e estudantes.
Ao longo de sua fala, Schneider ressaltou que as mudanças de comportamento já vinham sendo percebidas há mais de uma década, quando pesquisou adolescentes que afirmavam não querer repetir a profissão ou o estilo de vida dos pais. “Desde 2012 eu venho dizendo que somos a primeira geração mais velha que não serve de exemplo de conduta de trabalho. Para eles, nós somos estressados, não damos atenção e reclamamos demais. Eles querem equilibrar vida e trabalho, e isso não é falta de comprometimento, é uma nova forma de enxergar a carreira”, destacou.
O palestrante também alertou que a chegada da Geração Alfa deve tornar os desafios ainda mais intensos. “Esses jovens crescem cercados de telas, estímulos e dispersores de atenção. Não dá para esperar que tenham o mesmo comportamento que nós tivemos. Do outro lado, os jovens também precisam reconhecer que fomos nós que inventamos a internet, os smartphones e muito do que eles usam hoje. Ou seja, ninguém é melhor ou pior. Temos que nos entender, porque o futuro depende dessa convivência”, provocou Schneider.
O diretor-executivo do DC Group, Marcelo Dietrich, ressaltou a importância de aproximar temas de impacto da rotina de clientes e comunidades atendidas pela Doctor Clin.
“Queremos proporcionar oportunidades de desenvolvimento que façam sentido para a vida empresarial e pessoal. Nesta edição, mais de 30% do público era formado por clientes que aproveitaram nosso benefício de desconto, o que mostra o engajamento com iniciativas que unem cultura, aprendizado e transformação”, declarou.
A palestra reforçou que compreender as diferenças geracionais e buscar a cooperação entre perfis diversos é um passo essencial para empresas que desejam construir ambientes mais produtivos e saudáveis.