A OpenAI vai implantar um painel de controle parental no ChatGPT, anunciou a empresa nesta terça-feira (2). Além da opção para ativar e desativar recursos na conta dos jovens, a atualização aplicará uma notificação no perfil dos pais que será acionada ao detectar momentos de “grande angústia” em contas de adolescentes.
- Pausa no ChatGPT? Veja como funciona a função da IA que sugere um descanso
- Como mudar a cor das conversas do ChatGPT
A atualização ocorre após a companhia ser acusada de ter conhecimento de tentativas de suicídio que resultaram na morte de um adolescente norte-americano.
Em nota à imprensa, a empresa informou que aplica mais recursos para as famílias utilizarem o chatbot juntos e decidir “o que funciona melhor em casa” há alguns meses. Agora, os pais e responsáveis contarão com novas ferramentas para administrar o uso da IA.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O grande destaque vem de um novo mecanismo que, a partir das informações enviadas ao ChatGPT, identifica se o filho passa por alguma fase difícil. Ao encontrar padrões, o aplicativo enviará uma notificação aos responsáveis.
Segundo a companhia, a “opinião de especialistas” orientará o recurso para “promover a confiança entre pais e filhos adolescentes”.
Administração de recursos
A atualização engloba, ainda, opções para gerenciar os recursos disponíveis na plataforma, como a memória e o histórico de mensagens.
Também é possível ajustar o ChatGPT para responder de maneira apropriada à idade do jovem. Essa configuração, cabe ressaltar, vem ativada por padrão.
Para utilizar o recurso, a OpenAI explica que a conexão entre as contas é feita por um link enviado por e-mail. O chatbot está disponível para adolescentes com 13 anos ou mais.
“Esses controles se somam aos recursos que lançamos para todos os usuários, incluindo lembretes no aplicativo durante sessões longas para incentivar pausas”, informou a startup.
Os novos recursos serão liberados no próximo mês.
Confira outras matérias do Canaltech:
- O que é GPT-5? Conheça a nova IA do ChatGPT que promete ter menos alucinações
- O GPT-5 é gratuito? Veja quem pode usar a nova IA do ChatGPT
- Volta às aulas: 9 prompts para ChatGPT que vão ‘turbinar’ os seus estudos
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.