bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 23:23
Temperatura: -0.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Carnaval de 1976 legou belos sambas de enredo – lembre a safra cantada há 50 anos pelos foliões do Rio de Janeiro

O Carnaval de 1976: Um Ano de Ouro para o Samba de Enredo

O Carnaval de 2026 está a todo vapor no Rio de Janeiro, com multidões se reunindo para assistir ao desfile das escolas de samba. No entanto, muitos fãs do gênero estão decepcionados com a safra de sambas de enredo deste ano, considerada uma das mais fracas da história do Carnaval carioca.

Mas, se olharmos para o passado, podemos encontrar um exemplo de como o samba de enredo pode ser realmente especial. O Carnaval de 1976 foi um ano de ouro para o gênero, com sambas que ainda são lembrados e cantados hoje em dia. Um exemplo disso é o samba “Os sertões”, da escola Em Cima da Hora, que é considerado por muitos como um dos melhores sambas de enredo de todos os tempos.

Além de “Os sertões”, outros sambas do Carnaval de 1976 também merecem ser lembrados. “No reino da Mãe do Ouro”, da escola Estação Primeira de Mangueira, é um exemplo de como um samba pode ter uma melodia cativante e uma letra que fala diretamente ao coração. Já “Lenda das sereias – Rainha do mar”, do Império Serrano, é um samba que foi revitalizado por Marisa Monte em 1989 e ainda é lembrado hoje em dia.

Outros sambas do Carnaval de 1976 também merecem ser mencionados, como “Sonhar com rei dá leão”, da Beija-Flor, que foi um dos primeiros sambas a falar sobre o jogo do bicho, e “Menininha do Gantois”, da Mocidade Independente de Padre Miguel, que é um exemplo de como um samba pode ter uma melodia concisa e uma letra que fala sobre a cultura afro-brasileira.

  • “O homem do Pacoval”, da Portela, que fala sobre as lendas e mistérios da Ilha de Marajó;
  • “Invenção de Orfeu”, da Unidos da Vila Isabel, que é um exemplo de como um samba pode ter uma boa qualidade de melodia e letra;
  • “Poema de máscaras em sonhos”, da União da Ilha do Governador, que é um samba que exala lirismo e tem passagens melódicas bonitas.

Enfim, o Carnaval de 1976 foi um ano de ouro para o samba de enredo, com sambas que ainda são lembrados e cantados hoje em dia. É um exemplo de como o gênero pode ser realmente especial e de como os sambas de enredo podem ser uma parte importante da cultura brasileira.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link