Campanha reforça proteção de crianças no Carnaval 2026
O Carnaval está chegando e é importante garantir a folia das crianças, sem esquecer da segurança. Por isso, foi lançada a campanha “Pule, Brinque e Cuide” para a proteção de crianças e adolescentes no Carnaval 2026.
A ideia dessa campanha lançada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, é mobilizar a sociedade em torno da proteção de crianças e adolescentes no Carnaval deste ano. O objetivo é criar uma conscientização de responsabilidade coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos, especialmente o abuso, à exploração sexual, o trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade.
De acordo com o secretário Nacional Substituto dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério, Fábio Meirelles, “a gente sabe que o Carnaval é uma das maiores expressões culturais do nosso país. E ele precisa ser, acima de tudo, um espaço seguro para as meninas e para os meninos”.
A campanha busca mobilizar foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos, gestores públicos para corresponsabilidade na garantia de um ambiente seguro e respeitoso aos direitos humanos. Algumas ações de parceria da campanha incluem:
- Plantão integrado de proteção aos direitos humanos em Salvador, coordenado pelo governo do estado da Bahia;
- Carnaval de Direitos em Recife, coordenado pela prefeitura daquele município, com a “Casa do Pequeno Folião”, um espaço de proteção nos polos carnavalescos.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania também preparou um Guia de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos, que orienta gestores públicos e profissionais da rede de proteção sobre planejamento, governança, ações preventivas, plantões integrados, fluxos de atendimento e resposta rápida a violações de direitos. O Disque 100 permanece disponível como canal nacional para denúncias.
Com essas ações, a campanha “Pule, Brinque e Cuide” busca garantir que o Carnaval seja um momento de alegria e diversão para todas as crianças e adolescentes, sem comprometer a segurança e o bem-estar deles.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link