Cachalotes se Comunicam como se Usassem Vogais Humanas, Diz Estudo
Um novo estudo da UC Berkeley em parceria com o Project CETI (Cetacean Translation Initiative) revelou que os sons emitidos durante a comunicação dos cachalotes se assemelham a vogais, elementos essenciais da fala humana. Essa descoberta sugere que a comunicação dessas baleias é mais complexa do que se imaginava anteriormente.
Os pesquisadores identificaram vários padrões sonoros parecidos com ditongos e vogais, como o “a” e o “i”, que são fundamentais para a comunicação humana. Além disso, eles descobriram que os cachalotes “dialogam” entre si por meio da troca controlada desses sons, o que é semelhante à forma como os humanos se comunicam.
Como os Cachalotes Produzem Som
Nas baleias dentadas, como a cachalote, o som é produzido por lábios fônicos, um órgão que fica próximo ao “nariz” da baleia (espiráculo). Isso é diferente dos humanos, que produzem som com as cordas vocais. Os pesquisadores utilizaram etiquetas eletrônicas, boias e drones para coletar dados e estudar a comunicação dos cachalotes.
Com a ajuda de um modelo de inteligência artificial generativa, os pesquisadores identificaram padrões de sons e estudaram a estrutura e o significado da comunicação das baleias. Eles descobriram que as propriedades acústicas da comunicação dos cachalotes eram parecidas às percebidas nas vogais humanas, variando em comprimento, tempo, frequência e trajetória.
- Os sons emitidos pelos cachalotes são semelhantes a vogais humanas.
- A comunicação dos cachalotes é mais complexa do que se imaginava anteriormente.
- A decodificação da linguagem dos cachalotes pode levantar questões éticas e morais.
Para o professor Gašper Beguš, coautor do estudo, a possibilidade de aplicar a linguística à comunicação animal é capaz de remodelar nossa compreensão de linguagem e da própria vida. A decodificação da linguagem dos cachalotes pode beneficiar esforços de conservação e luta pelos direitos dos animais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link