Butantan Recruta Idosos para Ensaio Clínico da Vacina da Dengue
O Instituto Butantan está recrutando voluntários idosos para participar de ensaios clínicos com a vacina da dengue, a Butantan-D. O objetivo é avaliar a segurança e a eficácia da vacina nessa faixa etária.
Os ensaios clínicos serão realizados em quatro centros de pesquisa no Rio Grande do Sul e um em Curitiba, no Paraná. Serão recrutados 767 voluntários de 60 a 79 anos e 230 adultos de 40 a 59 anos como grupo controle.
Os participantes precisam estar saudáveis ou com comorbidades controladas. Será feito um sorteio entre os idosos para receber a vacina ou o placebo, enquanto os adultos receberão a vacina sem sorteio para grupo placebo.
- A vacina da dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
- Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares.
- A prevenção da doença é fundamental, e o combate ao mosquito transmissor é uma das principais formas de prevenção.
A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2025 para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. A vacina tem dose única e foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O Ministério da Saúde já adquiriu as primeiras 1,3 milhão de doses fabricadas pelo Butantan, que serão destinadas a agentes de saúde e a pessoas com 59 anos, com expansão gradual para as demais faixas etárias até chegar ao público de 15 anos.
A estratégia de vacinação visa avaliar os resultados da vacinação em massa da população em cidades específicas, com o objetivo de vacinar pelo menos 50% dos moradores.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link