bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 12:22
Temperatura: 10°C
Probabilidade de chuva: 0%

Brechó canadense recebe como doação itens que podem ter mais de 1000 anos

Veja também caneta.

Descoberta Arqueológica em Brechó Canadense

Uma doação aparentemente comum de acessórios feita em 2024 ao brechó Thrifty Boutique, na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelou-se uma descoberta arqueológica de grande valor. Os itens doados, 11 anéis e dois medalhões, foram datados por especialistas da Universidade Simon Fraser (SFU) como tendo mais de mil anos de idade.

Initialmente, os funcionários e voluntários do brechó não notaram nada de especial nos itens, que receberam etiquetas de preço relativamente baixas e foram colocados à venda. No entanto, um comprador suspeitou que os itens poderiam ter grande valor arqueológico, o que levou a uma análise mais aprofundada.

Análise e Autenticação

Os arqueólogos da Universidade Simon Fraser realizaram análises preliminares e sugeriram que os anéis e medalhões podem datar dos séculos 4 ou 5, originários de alguma região do antigo Império Romano do Ocidente. Um dos medalhões chama especial atenção por trazer um Cristograma, um símbolo que combina letras para abreviar o nome de Jesus Cristo.

Os itens agora estão expostos no Museu de Arqueologia e Etnologia da universidade e servirão de material de estudo para uma nova turma de arqueologia. Os alunos terão a missão de investigar a origem das peças, passando por etapas que vão desde pesquisas arquivísticas até análises científicas e digitais.

Lições Valiosas

Mesmo que as peças se revelem falsificações modernas, os professores ressaltam que o processo trará lições valiosas sobre autenticação de artefatos e ética na curadoria de coleções arqueológicas. A diretora do museu da SFU, Barbara Hilden, avalia que “o fato de esses itens ainda existirem é extraordinário” e que “se realmente têm centenas ou milhares de anos, é incrível que tenham sobrevivido até agora — e que estejam começando um novo capítulo em sua história”.

  • Os itens foram doados ao brechó Thrifty Boutique em 2024.
  • Os especialistas da Universidade Simon Fraser dataram os itens como tendo mais de mil anos de idade.
  • Os anéis e medalhões podem ser originários do antigo Império Romano do Ocidente.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link