Veja também caneta.
Descoberta Arqueológica em Brechó Canadense
Uma doação aparentemente comum de acessórios feita em 2024 ao brechó Thrifty Boutique, na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelou-se uma descoberta arqueológica de grande valor. Os itens doados, 11 anéis e dois medalhões, foram datados por especialistas da Universidade Simon Fraser (SFU) como tendo mais de mil anos de idade.
Initialmente, os funcionários e voluntários do brechó não notaram nada de especial nos itens, que receberam etiquetas de preço relativamente baixas e foram colocados à venda. No entanto, um comprador suspeitou que os itens poderiam ter grande valor arqueológico, o que levou a uma análise mais aprofundada.
Análise e Autenticação
Os arqueólogos da Universidade Simon Fraser realizaram análises preliminares e sugeriram que os anéis e medalhões podem datar dos séculos 4 ou 5, originários de alguma região do antigo Império Romano do Ocidente. Um dos medalhões chama especial atenção por trazer um Cristograma, um símbolo que combina letras para abreviar o nome de Jesus Cristo.
Os itens agora estão expostos no Museu de Arqueologia e Etnologia da universidade e servirão de material de estudo para uma nova turma de arqueologia. Os alunos terão a missão de investigar a origem das peças, passando por etapas que vão desde pesquisas arquivísticas até análises científicas e digitais.
Lições Valiosas
Mesmo que as peças se revelem falsificações modernas, os professores ressaltam que o processo trará lições valiosas sobre autenticação de artefatos e ética na curadoria de coleções arqueológicas. A diretora do museu da SFU, Barbara Hilden, avalia que “o fato de esses itens ainda existirem é extraordinário” e que “se realmente têm centenas ou milhares de anos, é incrível que tenham sobrevivido até agora — e que estejam começando um novo capítulo em sua história”.
- Os itens foram doados ao brechó Thrifty Boutique em 2024.
- Os especialistas da Universidade Simon Fraser dataram os itens como tendo mais de mil anos de idade.
- Os anéis e medalhões podem ser originários do antigo Império Romano do Ocidente.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link