Brasileiros de 5 Estados Recebem Parabólica Grátis
O programa Brasil Antenado, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, está oferecendo parabólicas digitais gratuitas para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) de 138 novas cidades em cinco estados: Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Roraima.
O objetivo do programa é garantir o acesso à TV gratuita em regiões com sinal ruim ou inexistente, visando reduzir as desigualdades e promover a inclusão digital. A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é responsável pela execução do programa e também pela limpeza da faixa de 3,5 GHz para a implementação do 5G no país.
Quem Tem Direito
Para receber a parabólica gratuita, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico e residir em uma das cidades contempladas. O agendamento é obrigatório e pode ser feito pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800-729-2404, que também funciona como WhatsApp. Todo o processo, incluindo o equipamento e a visita do técnico, é gratuito.
A Fase B do programa, que começou em 13 de outubro, atenderá mais de 229 mil famílias em 138 cidades. O cronograma foi dividido em três etapas: a Fase A, que começou em julho e vai até 11 de dezembro, atende 77 municípios; a Fase B, que iniciou em 13 de outubro, atende 138 cidades; e a Fase C, que começará em 12 de janeiro de 2026, atenderá mais 108 municípios.
Cidades Contempladas
As cidades contempladas na Fase B são:
- Maranhão (MA) – 21 cidades
- Pará (PA) – 7 cidades
- Piauí (PI) – 63 cidades
- Roraima (RR) – 3 cidades
- Tocantins (TO) – 44 cidades
A lista completa das cidades contempladas pode ser encontrada no site do programa Brasil Antenado.
Além disso, a EAF também realiza a “Caravana Brasil Antenado”, com um caminhão para atendimento presencial, e o “Cinema Itinerante”, que exibe filmes em praças públicas para informar sobre o benefício.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link