Uma História de Superacao: Tiago Linck, o Jovem sem Braços e Pernas que Inspira Milhões
Um vídeo publicado no Instagram pelo jovem Tiago Linck, de 18 anos, viralizou e tornou-o ainda mais conhecido na internet. Com mais de 5,1 milhões de visualizações, o vídeo traz uma reflexão sobre como as pessoas perdem oportunidades de aproveitar bem o seu dia por dar mais importância a experiências negativas. “Hoje o dia está muito bonito, ensolarado… e você reclamando da vida. Acorda! Você tem tudo. Reclamar não adianta nada, só piora as coisas. Então, agradeça!”, diz ele.
Tiago nasceu com ausência total dos quatro membros (braços e pernas) devido a uma condição genética raríssima chamada síndrome de Tetra-amelia. Essa síndrome é provocada por mutações nos genes WNT3 ou RSPO2, que afetam a sinalização WNT, um mecanismo essencial para o desenvolvimento dos membros e de vários órgãos durante o desenvolvimento embrionário.
- A síndrome de Tetra-amelia é uma anomalia genética rara que pode provocar malformações severas no coração, pulmões, face, sistema nervoso e trato gastrointestinal.
- A frequência da síndrome é pelo menos 30 vezes maior entre natimortos do que entre nascidos vivos.
- Desde criança, Tiago foi incentivado por seus pais a buscar autonomia para realizar suas atividades.
Apesar da raridade da síndrome, Tiago conseguiu superar os desafios e se tornou um influenciador digital e palestrante motivacional. Ele também está cursando o Ensino Médio e planeja cursar uma graduação em Filosofia ou Educação. A história de Tiago é um exemplo de resiliência e propósito, mostrando que, mesmo com uma condição médica rara, é possível ter uma vida completa e feliz.
O tratamento multidisciplinar e o uso de tecnologia assistiva podem levar a melhoras na qualidade de vida do paciente, além de promover autonomia e prevenir complicações respiratórias ou ortopédicas. A família de Tiago decidiu olhar para a deficiência como um desafio que não poderia impedir a criança de ter uma vida completa e feliz.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link