bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:48
Temperatura: 10°C
Probabilidade de chuva: 1%

Brasil registra 34 casos de sarampo; Ministério da Saúde emite alerta

Brasil Registra 34 Casos de Sarampo e Ministério da Saúde Emite Alerta

O Ministério da Saúde publicou um alerta para que os estados e municípios reforcem a vigilância e as ações para indivíduos que apresentem sinais e sintomas de sarampo. De acordo com a pasta, 34 casos foram confirmados este ano até a Semana Epidemiológica 38, que vai de 29 de setembro a 5 de outubro.

A preocupação do ministério é evitar a reintrodução do vírus no país. Dos casos confirmados, nove foram trazidos por pessoas que retornaram do exterior, 22 tiveram contato com indivíduos infectados lá fora e três são compatíveis geneticamente com vírus em circulação em outros países.

Surtos de Sarampo no Brasil

Até o momento, os estados do Tocantins, Maranhão e de Mato Grosso estão qualificados como em surto de sarampo. No Tocantins, o surto teve início no município de Campos Lindos, na região nordeste do estado, em julho. O caso está associado ao retorno de quatro brasileiros que estiveram na Bolívia durante um mês.

No Maranhão, há apenas um caso confirmado, o de uma mulher de 46 anos, não vacinada, habitante do município de Carolina, que teve contato com membros da comunidade em Campos Lindos. Os dois municípios ficam na divisa entre os estados do Maranhão e de Tocantins.

Cobertura Vacinal

Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), em 2024, o Brasil apresentou uma cobertura vacinal de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de 95,7%, na primeira dose, e 74,6% na segunda. Em 2025, houve uma queda, o que colocou o índice abaixo da meta de 95%.

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, aponta que a falta de cobertura vacinal da população tem possibilitado o retorno do sarampo ao país. Além disso, a falta de percepção de risco por parte da população é um fator que dificulta a vacinação.

  • A ciência do comportamento mostra que, se você não vê risco, pode estar na primeira página do jornal que ‘eu não ligo’.
  • A falta de homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios é um desafio para a vacinação no Brasil.
  • A importância da intensificação vacinal é fundamental para evitar a reintrodução do vírus no país.

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, desde o início do ano até 9 de setembro, foram notificados 360.321 casos suspeitos de sarampo, dos quais 164.582 foram confirmados, em 173 países. As regiões do mundo que representaram os maiores números de casos são o Mediterrâneo Oriental, com 34% das ocorrências; África, com 23%; e Europa, com 18%.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link