Brasil Lidera Ranking de Vítimas de Fraudes Digitais
O Brasil ocupa a posição de liderança no ranking mundial de vítimas de fraudes digitais, de acordo com o Índice de Fraude 2025, uma pesquisa realizada pela Veriff, empresa especializada em verificação de identidade e segurança digital. Os brasileiros são as principais vítimas de golpes online, sofrendo ataques cinco vezes mais frequentes do que os cidadãos dos Estados Unidos e do Reino Unido.
A análise revela que o avanço da inteligência artificial (IA) e dos deepfakes são os principais fatores que contribuem para o aumento das fraudes digitais. No Brasil, 60% dos entrevistados afirmaram ter sofrido pelo menos uma tentativa de ataque impulsionado por IA.
Os dados coletados mostram que 95% dos entrevistados ao redor do mundo tiveram contato com atividades suspeitas ao longo do último ano. No Brasil, 26% dos entrevistados afirmaram ter sido vítimas de fraudes em um período de um ano, enquanto nos EUA e no Reino Unido, os números são de 15% e 10%, respectivamente.
- 40% dos brasileiros perderam até R$ 1.300 após cair em golpes;
- 5% perderam mais de R$ 26 mil com apenas um único esquema fraudulento;
- 78% dos entrevistados ao redor do globo relataram já terem sofrido alguma tentativa de golpe com o uso de IA e deepfakes.
A pesquisa também apontou que quase metade dos entrevistados (46,05%) está assustada com o avanço da IA e dos deepfakes em golpes digitais, enquanto uma minoria de 3,65% disse não ter medo de ser vítima desses tipos de golpes.
No entanto, apesar dos números alarmantes, a pesquisa mostrou que os brasileiros possuem uma maior facilidade em aceitar sistemas de proteção digital em relação à média global, o que reforça a confiança pública no meio virtual.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link
 
				