Dia Mundial de Luta contra o HIV: Brasil Celebra Avanços
O primeiro de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e o início do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV e aids. Nesta data, ações em todo o mundo têm como objetivo combater a desinformação e a discriminação, reforçando os cuidados com a saúde da população.
De acordo com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, décadas de progresso estão em risco devido à interrupção de programas essenciais, cortes no financiamento internacional, redução do apoio comunitário e leis punitivas que limitam o acesso aos cuidados em muitos países. Guterres enfatizou que “acabar com a aids significa empoderar comunidades, investir em prevenção e ampliar o acesso ao tratamento para todas as pessoas.”
Situação Global e no Brasil
Atualmente, 40,8 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo, com 1,3 milhão de novas infecções ocorridas em 2024 e 9,2 milhões de pessoas ainda sem acesso ao tratamento. No Brasil, desde 1980 até 2024, foram contabilizados 1.165.599 casos de infecção, com uma média anual de 36 mil novos casos nos últimos cinco anos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou as conquistas do governo brasileiro no combate ao vírus, incluindo a redução da mortalidade e a eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública. No entanto, ele também admitiu que ainda há desigualdades no acesso universal à prevenção e ao cuidado continuado.
Metas para 2030
O Brasil é signatário da proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da aids como problema de saúde pública até 2030. As metas incluem diagnosticar 95% das pessoas vivendo com HIV e/ou aids, tratar 95% das pessoas diagnosticadas e ter, pelo menos, 95% dessas pessoas em tratamento, com carga viral suprimida, até 2030.
Além disso, o país tem como objetivo reduzir, até 2030, a taxa de incidência de HIV e o número de óbitos por aids em 90%, em comparação com os índices de 2010.
Em resumo, o Dia Mundial de Luta contra o HIV é uma oportunidade para refletir sobre os avanços alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados no combate à aids. Com a colaboração de governos, organizações e comunidades, é possível trabalhar em direção a um futuro onde a aids seja erradicada.
Este conteúdo pode conter links de compra.