bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:48
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Botões “escondidos” nas telas dos carros entram na mira de órgão de segurança

Segurança Veicular em Risco: Botões “Escondidos” nas Telas dos Carros

O Latin NCAP, órgão independente de segurança veicular, está de olho nas grandes centrais multimídia dos carros, que estão cada vez mais presentes nos veículos atuais. Essas telas são usadas para exibir informações como o velocímetro e ajustar o ar-condicionado, mas a instituição observou que essa prática pode colocar os motoristas em risco.

A tendência de criar carros com telas repletas de funções, semelhantes às dos smartphones, é observada em todas as montadoras, mas é mais significativa nas marcas chinesas. O diretor geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, expressou sua preocupação com esses recursos, afirmando que “nossa visão é que esses sistemas não são bons” e que “todos os comandos touch geram uma distração”.

Como resultado, o Latin NCAP planeja começar a penalizar os veículos com essas características. Isso faz parte de um esforço maior para avaliar a segurança dos carros de passeio, incluindo a proteção de adultos, crianças, pedestres e assistências ativas.

Como as Telas dos Carros Podem Afectar a Segurança

Algumas das principais preocupações incluem:

  • Distração: as telas podem distrair os motoristas, levando-os a desviar o olhar da via e aumentar o risco de acidentes.
  • Falta de comandos físicos: a ausência de comandos físicos pode tornar mais difícil para os motoristas controlar o veículo, especialmente em situações de emergência.
  • Complexidade: as telas podem ser complexas e difíceis de usar, o que pode aumentar a carga de trabalho do motorista e reduzir a segurança.

O Latin NCAP está trabalhando para criar uma área de estudo para a percepção, que explorará a operação do carro e variáveis que podem afetar a segurança do motorista e dos demais ocupantes do veículo.

Com a implementação de novos critérios de avaliação de segurança, que começam a valer em 2026, os veículos terão que atender a padrões mais rigorosos para alcançar a nota máxima em segurança.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link