Descoberta em Banheiros de Fortaleza Romana Revela Condições de Saúde Precárias
Uma equipe de pesquisadores das Universidades de Cambridge e Oxford realizou um estudo inovador sobre os sedimentos de um canal de drenagem próximo aos banheiros da fortaleza de Vindolanda, no norte da Inglaterra. Os resultados, publicados na revista Parasitology, mostram que os soldados romanos que ocupavam a fortaleza sofriam com diarreia e dor de barriga devido a infecções por lombrigas, tricocéfalos e giárdias.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 50 amostras de sedimentos retiradas de valas utilizadas no passado para transportar dejetos da latrina comunitária. Aproximadamente 28% das amostras continham ovos de lombriga ou tricocéfalo, e uma amostra em específico continha vestígios de ambas as espécies, além de traços de giárdia.
Impactos na Saúde dos Soldados Romanos
Os três tipos de parasitas encontrados podem ter levado à desnutrição e causado diarreia em alguns dos soldados romanos. Além disso, as infecções crônicas provavelmente os enfraqueciam, reduzindo sua aptidão para o serviço. Os médicos da época tinham conhecimento dos vermes intestinais, mas os tratamentos ainda não eram tão eficientes.
- Os soldados podem ter adoecido gravemente devido à desidratação durante os surtos de giardíase no verão.
- A presença dos parasitas fecais-orais sugere que as condições eram propícias para outros patógenos intestinais, como Salmonella e Shigella.
- As infecções crônicas em crianças por giárdia, lombrigas ou tricocéfalos podem levar ao atraso no crescimento e à redução da inteligência.
Estudar parasitas antigos pode ajudar no reconhecimento dos agentes infecciosos que atingiam nossos ancestrais e como eles variavam de acordo com o estilo de vida e como mudaram ao longo do tempo. As escavações em Vindolanda continuam a encontrar novas evidências que nos ajudam a compreender as dificuldades enfrentadas por aqueles que foram destacados para esta fronteira noroeste do Império Romano há quase 2 mil anos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link