bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:08
Temperatura: -13.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Bananas cultivadas em solo com rejeitos do desastre de Mariana têm alto nível de toxinas

Estudo revela alto nível de toxinas em bananas cultivadas em solo com rejeitos do desastre de Mariana

Um estudo realizado por cientistas das áreas de geoquímica de solos, engenharia ambiental e saúde, ligados à Universidade de São Paulo (USP), à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e à Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), avaliou os riscos de consumo de banana, mandioca e polpa de cacau plantados em solos impactados pelos rejeitos de mineração de ferro no estuário do rio Doce, em Linhares (ES). Os resultados mostraram que as concentrações de cádmio, cromo, cobre, níquel e chumbo ocorrem associadas ao principal constituinte do rejeito – óxidos de ferro.

A equipe descobriu que há um possível risco à saúde associado ao consumo, por crianças de seis anos ou menos, das bananas plantadas em solos impactados pelos rejeitos. O estudo, publicado na Environmental Geochemistry and Health, revelou como as plantas acessam os elementos potencialmente tóxicos (EPTs) associados ao rejeito, acumulando-os em suas partes comestíveis, e de que maneira esse material chega à cadeia trófica.

  • Os cientistas estimaram os riscos do consumo de frutos de banana, rizoma da mandioca e da polpa de cacau calculando o Quociente de Risco (QR), o Índice de Risco (IR) e o Índice de Risco Total (IRT) para crianças (menores de 6 anos) e adultos (maiores de 18 anos).
  • O resultado para a banana em crianças excedeu o limiar 1, sugerindo potenciais impactos à saúde, principalmente devido à maior concentração de chumbo presente no fruto.
  • A exposição prolongada ao chumbo, mesmo em baixas doses, está associada a danos irreversíveis no desenvolvimento neurológico, incluindo reduções no QI, déficits de atenção e distúrbios comportamentais.

Os pesquisadores alertam que o consumo contínuo de alimentos cultivados em solos contaminados pode, a longo prazo, significar riscos cumulativos, incluindo a possibilidade de ocorrerem danos diretos e indiretos ao DNA, o que pode resultar em maior incidência de cânceres de diversos tipos.

É fundamental que sejam tomadas medidas para minimizar a exposição a esses elementos tóxicos e garantir a segurança alimentar da população afetada pelo desastre de Mariana.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link