Quem visita os Lençóis Maranhenses geralmente se divide entre Barreirinhas e Santo Amaro, mas é em Atins que mora um dos encantos mais autênticos do Maranhão. Para chegar até lá precisa percorrer umas 4 horas a partir do aeroporto de São Luis até Barreirinhas e chegando lá pegar um barco que dura aproximadamente 1 hora até o Vialrejo, mas é justamente essa jornada para chegar que o torna tão especial e cheio de charme fazendo tudo valer a pena.
Atins se tornou o refúgio perfeito para quem busca viver os Lençóis de forma mais tranquila e intimista. Com suas ruas de areia fina, o tempo parece desacelerar, criando um cenário ideal para famílias, casais ou grupos de amigos que desejam se desconectar da rotina e se deixar levar pela natureza.
A grande diferença de Atins está nesse clima acolhedor, onde a simplicidade se une ao bom gosto. No cair da tarde, quando a luz dourada do pôr do sol o vento refresca o vilarejo, a sensação é de estar em um daqueles destinos raros, em que o luxo está justamente em viver o essencial. O que não faltam são experiências para quem escolhe se hospedar neste destino. O Circuito Lagoa do Atins é um passeio que considero obrigatório: é ele que leva os visitantes às exuberantes dunas e lagoas do parque, onde águas de diferentes tons azuis ou esverdeados se espalham como espelhos sob o céu. O Canto de Atins é outro passeio imperdível, oferecendo um cenário espetacular em localização privilegiada, entre as dunas dos Lençóis e o mar.
E, para quem gosta de aventura, alugar um quadriciclo é a forma mais divertida de percorrer as dunas da região. Existe a opção das cavalgadas com o ritmo calmo substituindo o som dos motores. Ao final da tarde, poucos cenários são tão singulares quanto assistir ao pôr do sol na beira do Rio Preguiças, quando o céu se colore em tons dourados e rosados. Mas talvez o espetáculo mais surpreendente seja a Revoada dos Guarás: centenas de pássaros vermelhos que atravessam o horizonte, transformando o entardecer em um verdadeiro show da natureza!
Atins também é perfeita para a prática de kitesurf
Acervo Pessoal
A gastronomia também é parte fundamental da experiência em Atins. O restaurante Ça Va foi um dos meus preferidos e a Jambalaya do mar que é um prato feito de arroz molhadinho com camarões e calda de lagosta é simplesmente inesquecível de tão bom. Ou seja, o restaurante e é um dos endereços que melhor traduz esse espírito: cozinha afetiva, que combina os sabores marcantes do Maranhão a referências mediterrâneas, servida sob as estrelas. O ambiente intimista nos convida a desacelerar, a prolongar a noite em torno de pratos cheios de personalidade e memórias.
Nathalia não deixou de se deliciar na gastronomia maranhense
Acervo Pessoal
Para ver o por do sol , o Atins Charme Bar é parada obrigatória. À beira-mar, é o lugar ideal para relaxar com um drink refrescante, provar pratos saborosos e se deixar levar pelo som de música ao vivo com os pés na areia. Um espaço que traduz a leveza e a energia vibrante de Atins.
Mas Atins vai além: há também propostas autorais e criativas, como o Pininga, que aposta em menus degustação com ingredientes locais; o restaurante da Sésse, com seus petiscos típicos; ou ainda a Casa de Juja, onde a cozinha maranhense é feita com afeto e raízes familiares. Para completar, a hospedagem segue o mesmo espírito de exclusividade despretensiosa, com pousadas como a Vila Guará, cujo diferencial são seus chalés com muita privacidade e rusticidade e o fato de ser pé na areia e a Anacardier, com sua arquitetura exótica — uma opção especial para casais.
Outro detalhe que torna Atins ainda mais especial é o vento constante que sopra sobre o vilarejo. Por isso, o destino tem atraído cada vez mais viajantes apaixonados pelo kitesurf, que encontram ali as condições perfeitas para a prática do esporte. A escola nossavibeatins é uma das mais recomendadas para quem quer aprender ou se aperfeiçoar nas águas da região.
Nathalia Dias Gomes em Atins
Acervo Pessoal
Um detalhe importante: em Atins, as ruas são todas de areia fofa. Esqueça os saltos ou sapatos fechados; a melhor escolha são sandálias confortáveis que acompanhem o ritmo descomplicado do vilarejo. Entre lagoas cristalinas, dunas que parecem não ter fim e noites estreladas que transformam qualquer jantar em uma cena inesquecível, Atins se revela como um destino ainda preservado, perfeito para quem quer viver os Lençóis Maranhenses de uma forma única e memorável!
Lagoa Bonita, nos Lençóis Maranhenses
Getty Images
Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Vogue Brasil.
Canal da Vogue
Quer saber as principais novidades sobre moda, beleza, cultura e lifestyle? Siga o novo canal da Vogue no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!