bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:09
Temperatura: 8.2°C
Probabilidade de chuva: 3%

Atendeu e ninguém falou nada? A verdade por trás das ligações silenciosas

O Golpe do Silêncio é uma técnica utilizada por criminosos para coletar áudio e clonar a voz da vítima. Essa fraude consiste em fazer chamadas silenciosas para captar amostras de áudio, que são então usadas em aplicativos e ferramentas de inteligência artificial para realizar a clonagem de voz.

De acordo com Adrianus Warmenhoven, especialista em cibersegurança da NordVPN, a ameaça não está apenas no final do golpe, mas também no que acontece antes dele, com a criação de áudios fraudulentos. “Uma tecnologia barata e eficiente de clonagem de voz já consegue criar imitações muito convincentes”, diz o especialista.

O Golpe do Silêncio se aproveita de um hábito comum das pessoas: atender a ligação e automaticamente dizer “alô”. Quando a vítima nota que o outro lado da linha não responde, pode insistir no contato, seja por irritação, curiosidade ou até para “pegar o golpista no flagrante”, caso desconfie que se trata de um golpe. No entanto, essa reação contribui para entregar mais material para os criminosos clonarem a voz.

Para se proteger, é importante conscientizar-se de que, mesmo que a voz do interlocutor seja semelhante à de um membro da família, isso não garante a autenticidade. Uma abordagem eficaz é estabelecer uma palavra-código ou frase secreta da família que apenas membros de confiança conheçam.

Aqui estão algumas medidas preventivas contra golpes com clonagem de voz:

  • Deixe o chamador falar primeiro: evite começar a ligação com “alô” e não dê amostras desnecessárias da sua voz.
  • Prefira respostas neutras: se precisar responder, diga algo neutro como “Quem fala?”, que é menos expressivo e menos “padrão”, portanto, tende a ser menos útil como amostra.
  • Desligue imediatamente se a ligação parecer suspeita: a dica é válida principalmente se houver pedido de dinheiro, dados pessoais, senhas, códigos ou qualquer “urgência” incomum.
  • Não prolongue a conversa: quanto mais a vítima fala, mais material ela fornece para os criminosos e melhor pode ficar a clonagem.
  • Verifique antes de agir: se uma pessoa próxima pedir algo estranho, desligue e retorne pelo número conhecido ou canal seguro, como app de mensagens.

Com essas medidas, é possível lidar com chamadas inesperadas ou emocionalmente impactantes com cautela e evitar ser vítima de golpes que exploram sua confiança.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link