bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:29
Temperatura: -14°C
Probabilidade de chuva: 2%

Ataque de Clique Zero no Navegador Comet Pode Excluir Arquivos do Google Drive

Um ataque de clique zero direcionado ao navegador Comet, da Perplexity AI, pode excluir todo o conteúdo armazenado no Google Drive de um usuário sem que ele precise clicar em links maliciosos. Esse ataque foi detectado por especialistas da Straiker STAR Labs, que observaram como os cibercriminosos conseguem transformar um e-mail inofensivo em uma ameaça destrutiva para o usuário.

O ataque ocorre devido à exploração da conexão entre o Comet e serviços do Google, como o Gmail e o Drive. Essa conexão foi estabelecida para automatizar tarefas, concedendo ao navegador o acesso para ler e-mails, analisar arquivos e pastas, e executar ações como mover, renomear ou excluir arquivos.

Como o Ataque Funciona

De acordo com as investigações, o ataque não depende de jailbreak ou injeção de prompt para fazer a limpeza completa do Google Drive. Tudo que o navegador precisa para “se voltar contra” o usuário são instruções simples que transferem a responsabilidade da ação para a IA, como mover um arquivo, por exemplo.

Um hacker consegue explorar a vulnerabilidade enviando um e-mail malicioso que, ao incorporar o passo a passo oferecido pelos comandos do usuário, pode reorganizar o Drive como bem entender. Isso inclui a possibilidade de excluir arquivos como se tudo não passasse de uma limpeza regular da plataforma.

Além disso, os especialistas alertam para a chance do agente controlar o OAuth do Gmail e do Drive, um protocolo padrão aberto para a delegação de acesso, promovendo instruções maliciosas que podem se espalhar rapidamente por pastas compartilhadas, afetando também outros usuários.

Prevenção e Conclusão

Para se proteger contra esse tipo de ataque, é importante estar ciente das vulnerabilidades dos navegadores e serviços de IA. Além disso, é fundamental manter as atualizações de segurança em dia e ser cauteloso ao receber e-mails desconhecidos.

Os pesquisadores da Straiker STAR Labs alertam que esse ataque de clique zero mostra como modelos de linguagem de grande escala podem obedecer a instruções maliciosas no sistema, basta que um agente malicioso acione o comando.

  • Verifique as permissões de acesso dos aplicativos e serviços;
  • Mantenha as atualizações de segurança em dia;
  • Seja cauteloso ao receber e-mails desconhecidos;

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link