bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:31
Temperatura: -1.2°C
Probabilidade de chuva: 3%

Artigo de especialistas da Santa Casa é publicado na Clinical Microbiology Reviews

Publicação de Artigo na Clinical Microbiology Reviews

A Clinical Microbiology Reviews, uma das revistas científicas mais respeitadas do mundo na área de microbiologia clínica, publicou recentemente um artigo intitulado “Floods and infectious diseases: public health lessons from the 2024 southern Brazil disaster”. Este artigo transforma a experiência das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul em conhecimento científico de alcance global.

O trabalho foi liderado pelo infectologista e pesquisador Alessandro Comarú Pasqualotto, chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa de Porto Alegre e professor da UFCSPA. A equipe contou com a participação estratégica do infectologista pediátrico Fabrizio Motta, além da contribuição de outros infectologistas, como Cezar Vinícius Würdig Riche e Tarsila Vieceli. Outros profissionais da instituição, como a infectologista Rafaela Mafaciolli e o dermatologista Renan Rangel Bonamigo, também colaboraram no estudo.

Revisão Abrangente dos Impactos das Enchentes

O artigo apresenta uma revisão abrangente dos impactos das enchentes sobre doenças infecciosas, reunindo dados epidemiológicos, análises de risco e recomendações estratégicas para fortalecer a preparação e a resposta em saúde pública diante de eventos climáticos extremos. Segundo Pasqualotto, “Reunimos evidências para transformar a experiência da enchente em conhecimento capaz de orientar respostas mais rápidas e fortalecer a preparação em saúde pública”.

Algumas das principais conclusões do estudo incluem:

  • A importância de uma resposta rápida e eficaz em saúde pública diante de eventos climáticos extremos;
  • A necessidade de fortalecer a preparação e a vigilância epidemiológica para prevenir a propagação de doenças infecciosas;
  • A relevância de políticas públicas e ações de saúde que considerem os impactos das enchentes sobre a saúde da população.

O estudo é resultado do trabalho de 28 pesquisadores, em articulação com sociedades científicas parceiras. A forte presença de profissionais da Santa Casa nesse grupo reforça o papel da instituição como referência em pesquisa, formação e produção de conhecimento aplicado à saúde, especialmente em áreas críticas como infectologia, vigilância epidemiológica e resposta a emergências.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link