Apple pode pedir ajuda à Samsung para melhorar inteligência artificial no próximo iPhone
A Apple está considerando pedir ajuda à Samsung para melhorar as capacidades de inteligência artificial em seus dispositivos móveis. De acordo com informações, a empresa planeja aumentar os pedidos de memórias RAM do tipo LPDDR5x para rodar as funcionalidades de IA.
Isso se deve ao fato de que aplicações de inteligência artificial exigem muita memória RAM, pois utilizam esse espaço como um local de trabalho para grandes conjuntos de dados, que demandam altas taxas de transferências para processamento e tomada de decisão em tempo real.
- A Apple tem como objetivo elevar a memória RAM do modelo básico do iPhone de 8 para 12 GB em 2026.
- A Samsung já é a fornecedora principal desse tipo de memória para a Apple e produz módulos LPDDR5X apenas nas versões de 12 e 16 GB.
- A linha Galaxy S25 da Samsung já possui 12 GB de RAM, enquanto os modelos iPhone 17 Pro e Pro Max possuem 12 GB de RAM e o iPhone 18 base possui 8 GB.
A Apple tem enfrentado dificuldades no campo da IA, com atrasos no lançamento de funcionalidades e falhas de segurança no sistema. Já a IA da Samsung, Galaxy AI, tem tido desenvolvimento considerado mais consistente, com expansão para os celulares intermediários da marca coreana.
A Apple pode mudar o cronograma de lançamentos da sua principal linha de produtos, com o iPhone 18 mais “barato” sendo lançado no primeiro trimestre e os modelos Pro e Pro Max sendo lançados na segunda metade do ano.
A implementação das memórias LPDDR5X é importante para melhorar as capacidades de inteligência artificial, pois elas são capazes de chegar a taxas de até 8.533 Gbps.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link