bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:12
Temperatura: 6.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

Apple Intelligence recebe novos recursos após chegada do iOS26; veja


A Apple liberou novas funções para a Apple Intelligence, a inteligência artificial dos iPhones, nesta quarta-feira (17), logo ap. Algumas novidades incluem a tradução simultânea para diversos idiomas, melhorias no Genmoji e no Image Playground, e integração de sua própria IA com o ChatGPT. Os usuários com dispositivos habilitados para Apple Intelligence podem começar a experimentar os novos recursos nos sistemas iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e visionOS 26. Veja, a seguir, todas as novidades da IA e quais aparelhos são compatíveis com ela.
🔍Apple libera iOS 26: saiba como baixar a nova atualização do iPhone
📲Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Relógio adaptável na tela do bloqueio do iOS 26 poderia ser copiado pelo Android
Divulgação/Apple
📝Quais iPhones vão receber o iOS 26? Veja no fórum do TechTudo
iOS 26: Apple Intelligence traz novos recursos para o sistema; entenda
Tradução ao vivo
Evolução da Visual Intelligence
Emojis e imagens mais expressivos
Workout Buddy: a Apple Inteligence como personal trainer
Atalhos inteligentes e automações
Apple Inteligence em aplicativos de terceiros
Mais privacidade com IA
IA da Apple enfrenta críticas nas redes sociais
A Apple Inteligence está disponível para quais iPhones?
1. Tradução ao vivo
O recurso de tradução ao vivo permite que o usuário de um iPhone com iOS 26 e suporte para a Apple Intelligence converse em diferentes idiomas em tempo real. A ferramenta funciona em chamadas telefônicas, no FaceTime e até em mensagens, traduzindo automaticamente o que é digitado ou falado. Além disso, ao usar o AirPods Pro 3, é possível usar a tradução em encontros presenciais, acionando a função com um gesto ou por comando de voz. Tudo acontece diretamente no dispositivo, sem envio para servidores externos, reforçando a proposta da Apple de manter dados pessoais dos usuários protegidos.
Para acessar o recurso de tradução ao vivo nos AirPods, os usuários devem pressionar simultaneamente as hastes dos AirPods e falar o comando: “Siri, iniciar Tradução ao Vivo”; ou por meio do botão Ação no iPhone, permitirá ouvir a conversa em seu idioma de escolha. O Cancelamento Ativo de Ruído (ANC) dos fones consegue diminuir o volume da pessoa que fala, para ser mais fácil se concentrar na tradução. Segundo a Apple, o Live Translation para telefone, FaceTime e AirPods expandirá o suporte a idiomas até o final de 2025 para incluir italiano, japonês, coreano, chinês (mandarim simplificado) e chinês (mandarim tradicional).
Tradução ao vivo conta com ajuda da Apple Inteligence para facilitar conversas em outras línguas
Reprodução/Apple
2. Evolução da Visual Intelligence
Outra novidade é a evolução da Visual Intelligence, que transforma a tela do dispositivo em uma porta de entrada para informações. Ao destacar um objeto ou texto, o usuário pode buscar produtos semelhantes em lojas online, traduzir documentos, resumir conteúdos ou até criar eventos a partir de um convite digital. A integração com o ChatGPT amplia ainda mais o alcance, permitindo que perguntas sejam feitas diretamente sobre o que aparece na tela.
Os usuários conseguem pesquisar o conteúdo na tela do iPhone para encontrar imagens parecidas no Google, como em outros aplicativos integrados a essa experiência, como eBay, Poshmark e Etsy. Quando houver um objeto na tela de interesse do usuário, basta pressionar os mesmos botões usados ​​para a captura de tela e destacá-lo para pesquisar esse item específico ou objetos semelhantes online.
3. Emojis e imagens mais expressivos
O Image Playground recebeu novos estilos artísticos para edição de imagens e emojis. Agora, o recurso conta com suporte do ChatGPT para os usuários explorarem novos estilos, como aquarela e pintura a óleo, além de usarem a opção “Qualquer Estilo”, que oferece ainda mais controle criativo.
Além disso, agora é possível misturar emojis e combiná-los com descrições para criar um Genmoji totalmente novo. E ao criar imagens Genmoji ou do Image Playground inspiradas em familiares e amigos, os usuários podem alterar expressões ou modificar atributos pessoais, como o penteado, para combinar com o visual mais recente do contato.
4. Workout Buddy: a Apple Inteligence como personal trainer
O Workout Buddy é a experiência alimentada pelo Apple Intelligence que analisa dados de treino e histórico físico para oferecer motivação em tempo real para o usuário. Disponível inicialmente em inglês, o recurso utiliza vozes inspiradas nos instrutores do Apple Fitness+ para guiar os treinos no Apple Watch, funcionando em conjunto com fones Bluetooth e iPhones compatíveis.
5. Atalhos inteligentes e automações
O aplicativo Atalhos também foi reforçado. Agora, usuários podem automatizar processos complexos com ajuda da IA, como resumir documentos, extrair informações de PDFs ou gerar respostas automáticas. O Apple Intelligence atua tanto localmente no dispositivo quanto no Private Cloud Compute, garantindo que as informações não fiquem armazenadas na nuvem.
6. Apple Inteligence em aplicativos de terceiros
A Apple liberou o acesso de qualquer desenvolvedor ao modelo de linguagem de grande escala no dispositivo, sendo o cerne do Apple Intelligence, e muitos aplicativos já introduziram novas experiências para seus usuários. Por exemplo, o Streaks agora sugere e categoriza automaticamente tarefas na lista de tarefas do usuário; o CARROT Weather oferece conversas gratuitas e ilimitadas sobre previsões do tempo, tudo no tom característico do aplicativo; e o Detail: AI Video Editor auxilia os criativos gerando roteiros de teleprompter a partir de esboços ou texto existente.
Essas experiências estão disponíveis offline e protegem a privacidade do usuário, utilizando inferência de IA gratuita para desenvolvedores. A estrutura é totalmente integrada ao Swift e utiliza recursos como geração guiada para incorporar perfeitamente a saída do modelo ao aplicativo do desenvolvedor.
7. Mais privacidade com IA
Um ponto que a Apple não deixou de enfatizar é a privacidade. Segundo a empresa, os modelos de IA rodam majoritariamente no dispositivo. Quando a nuvem é necessária, o processamento é feito nos servidores da própria Apple, sem que dados sejam armazenados ou compartilhados. O sistema pode inclusive ser auditado por especialistas independentes, numa tentativa de reforçar a confiança do usuário.
Os novos recursos estão sendo liberados a partir de hoje com o iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e visionOS 26. Além disso, o Apple Intelligence deve chegar em breve a mais oito idiomas, incluindo português de Portugal, sueco, turco e vietnamita.
IA da Apple enfrenta críticas nas redes sociais
Mesmo com alguns updates, a Apple Intelligence ainda recebe críticas nas redes sociais, principalmente por sua usabilidade e pela integração com a assistente virtual Siri, que não são tão eficientes. Por isso, a empresa unificou a maioria de seus recursos ao ChatGPT, o que gerou ainda mais reclamações. Veja alguns deles:
Initial plugin text
A Apple Inteligence está disponível para quais iPhones?
A Apple Intelligence requer um chip A17 Pro ou posterior para funcionar. Assim, ela está disponível somente nos seguintes modelos:
iPhone 15 Pro
iPhone 15 Pro Max
iPhone 16
iPhone 16 Pro
iPhone 16 Pro Max
iPhone 16 Plus
iPhone 16e
iPhone 17
iPhone 17 Pro
iPhone 17 Pro Max
iPhone Air
Com informações de Apple
Mais do TechTudo
Veja também: O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!
O QUE ACHAMOS DO iOS 26?? Confira nossas impressões!