bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:57
Temperatura: 5.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Antigos humanos se alimentavam de preguiças gigantes, diz estudo

Descoberta Arqueológica: Preguiças Gigantes eram Fonte Alimentar para os Primeiros Humanos

Um estudo recente publicado na revista científica Science Advances revela que os primeiros humanos se alimentavam de preguiças-gigantes, animais que podiam pesar até quatro toneladas e medir até três metros de altura. Essa descoberta foi feita por uma equipe de arqueólogos da Argentina, que analisou ossos e sítios arqueológicos na América do Sul.

Os cientistas encontraram uma grande quantidade de ossos de megafauna, incluindo preguiças-gigantes, em 20 sítios arqueológicos na Argentina, Chile e Uruguai. Eles também identificaram marcas de corte e outros sinais que indicavam que os animais haviam sido caçados e abatidos por humanos. Isso sugere que os caçadores-coletores não comiam simplesmente o que encontravam, mas tinham um foco estratégico nos grandes animais porque ofereciam um maior retorno da caça.

Implicações para a Extinção da Megafauna

A descoberta também tem implicações para a extinção da megafauna no final do período Paleolítico. Uma teoria comum era que a extinção ocorreu devido a mudanças climáticas, com a caça humana desempenhando um papel secundário. No entanto, os resultados do estudo sugerem que os animais não eram apenas uma opção alimentar ocasional, mas sim parte da sobrevivência dos primeiros humanos, o que teria contribuído para o abrupto desaparecimento das criaturas gigantes.

Os pesquisadores concluem que “nossos resultados enfraquecem uma das objeções mais citadas à hipótese de que os humanos são a principal causa das extinções da megafauna e colocam novamente os caçadores-coletores humanos no centro do debate”.

  • Os ossos de megafauna encontrados nos sítios arqueológicos incluíam preguiças-gigantes, mamíferos de grande porte que podiam alimentar grandes grupos por vários dias.
  • A caça de megafauna era uma condição importante para a sobrevivência dos primeiros humanos no Paleolítico.
  • A descoberta sugere que os humanos desempenharam um papel significativo na extinção da megafauna no final do período Paleolítico.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link