Zendaya se firmou como uma das maiores referências quando o assunto é resgatar peças vintage inesquecíveis no tapete vermelho. Seja com um Yves Saint Laurent dos anos 1980 ou um Versace dos anos 2000, a atriz transforma cada aparição em um momento memorável. Durante a turnê de divulgação de “Duna: Parte Dois” no último ano, ao lado do stylist Law Roach, ela consolidou seu título de rainha dos arquivos da moda. No tapete vermelho da estreia em Londres, ela surgiu com um inesquecível traje “fembot” de Thierry Mugler, vindo da coleção de alta-costura de inverno 1995 do estilista — um look difícil de superar. Logo depois, em Seul, vestiu um modelo com a estampa de “circuit board” — que simula a textura de uma placa cibernética — assinado pela Givenchy de Alexander McQueen, da coleção de inverno de 1999.
Na sequência, veio a turnê promocional de “Rivais”, durante a qual Zendaya voltou a apostar em peças de arquivo. Entre os destaques, estavam um casaco xadrez verde e branco da coleção de verão 2013 da Louis Vuitton assinada por Marc Jacobs e um conjunto com colete e saia volumosa vindas do verão de 1994 de Vivienne Westwood, que remete a um dos visuais icônicos de Carrie Bradshaw em “Sex and the City”. Já no Met Gala de 2024, ela desfilou mais um pedaço da história da moda: um vestido inédito da Givenchy por John Galliano, da coleção de verão de 1996.
Atenta a cada referência, Zendaya surpreendeu novamente ao homenagear Cher — que eternizou seu estilo na moda ao estilista Bob Mackie — durante a cerimônia de indução ao Rock & Roll Hall of Fame, em Cleveland, Ohio. Para a ocasião, escolheu um vestido vintage do designer americano, da coleção de inverno de 2001, com recortes que deixavam o abdômen à mostra. Este ano, por exemplo, a artista também surgiu com um vestido vintage de Patrick Kelly para o after party do Met Gala 2025.
Ao adotar peças vintage com tanta frequência, Zendaya também transmite uma mensagem poderosa sobre como podemos reduzir o impacto ambiental dos nossos guarda-roupas. Esse compromisso com a moda sustentável ficou ainda mais evidente quando ela apareceu como co-anfitriã do Green Carpet Fashion Awards de 2024, em março, usando um vestido de arquivo de Roberto Cavalli, da coleção de verão 2011 do designer, com fortes referências aos anos 1920. “As pessoas se esquecem de que o vintage é sustentável; é uma forma de reduzir o desperdício”, explicou anteriormente Law Roach, seu stylist de longa data. “E sempre há uma história: quem usou antes, quem criou, o que aquilo significava para a pessoa, onde você encontrou. Esse lado da moda sempre me fascinou e dá mais vida a qualquer peça que você vista.”
A atriz já revelou, inclusive, que vem trabalhando com Roach para montar seu próprio acervo, com a ideia de reutilizar essas roupas no futuro. “Quero poder usar minhas roupas de novo. Quero vestir esse vestido quando tiver 40 anos e dizer: ‘Essa ‘velharia’ aqui?’”, contou à Vogue norte-americana com bom humor. A seguir, confira de perto os melhores looks vintage de Zendaya até agora.
Outubro, 2020
Zendaya veste Versace, 2020
Courtesia da Versace/ Dominic Miller
Zendaya escolheu um vestido vintage da Versace de 1996 — o mesmo ano em que nasceu — para o Green Carpet Fashion Awards em outubro de 2020, realizado de forma virtual por conta das restrições da Covid-19. O modelo transparente e bordado foi originalmente desfilado na passarela pela top Anna Klevhag, conhecida mundialmente por apenas Anna K.
Abril, 2021
Zendaya no Black Women In Hollywood Awards, em 2021
Getty Images
Em um momento especialmente simbólico no tapete vermelho, Law Roach buscou em seu próprio acervo um look de alta-costura da YSL dos anos 1980 para Zendaya usar no Black Women In Hollywood Awards. O vestido com mangas bufantes, datado de 1982, pertenceu originalmente à empresária Eunice W. Johnson, criadora do icônico desfile Ebony Fashion Fair.
Junho, 2021
O look de Zendaya no BET Awards foi uma homenagem para Beyoncé (Foto: Getty Images)
Vogue
Revistas Newsletter
A atriz prestou homenagem a um de seus maiores ícones, Beyoncé, ao usar um vestido Versace da coleção da verão 2003 da grife no BET Awards. Zendaya escolheu uma versão mais longa do modelo roxo com decote halter que Beyoncé usou em sua primeira apresentação solo na premiação, em 2003.
Novembro, 2021
PARIS, FRANCE – NOVEMBER 29: Actress Zendaya Coleman attends the Ballon D’Or photocall at Theatre du Chatelet on November 29, 2021 in Paris, France. (Photo by Aurelien Meunier/Getty Images) (Foto: Getty Images)
Vogue
Em sua primeira aparição oficial no tapete vermelho ao lado de seu noivo, o ator Tom Holland, durante a cerimônia do Ballon d’Or, Zendaya escolheu um vestido da coleção de inverno 2000 de Roberto Cavalli. Com um impressionante detalhe dourado em forma de esqueleto nas costas, a atriz mostrou mais uma vez que sabe como transformar uma peça vintage em um verdadeiro acontecimento.
Janeiro, 2022
Zendaya na estreia da segunda temporada da série-hit “Euphoria”, em Los Angeles
Getty Images
Na estreia da segunda temporada da série-hit “Euphoria” em Los Angeles, Zendaya apostou em mais uma peça vintage da Valentino. Desta vez, a atriz surgiu com um vestido longo listrado em preto e branco, originalmente desfilado por Linda Evangelista na passarela da coleção de verão 1992 da grife.
Fevereiro, 2023
Zenadya no NAACP Image Award, 2023
Getty Images
Após um período longe dos tapetes vermelhos, foi em 2023 que Zendaya fez um retorno no NAACP Image Awards, usando um vestido de alta-costura da Versace em verde e preto, originalmente lançado na coleção de verão de 2002.
Fevereiro de 2024
Zendaya na premiere de Londres de “Duna: Parte Dois”
Getty Images
Na estreia de “Duna: Parte Dois” em Londres, Zendaya protagonizou seu momento vintage mais ousado até agora ao surgir com um icônico traje fembot da coleção de inverno 1995 de Thierry Mugler. A produção se tornou uma das mais marcantes da trajetória da artista até hoje.
Abril de 2024
Zendaya em Paris, durante a turnê de imprensa de “Rivais”
Getty Images
Em Paris, durante a turnê de imprensa de “Rivais”, usou um casaco xadrez verde e branco da coleção de verão 2013 da Louis Vuitton, assinada por Marc Jacobs.
Abril de 2024
Zendaya em Londres para a divulgação de “Rivais”
Getty Images
Em Londres, também para a divulgação de “Rivais”, a atriz escolheu um colete listrado com minissaia combinando e detalhe de plumas na parte de trás, peça da coleção de verão 1994 de Vivienne Westwood, intitulada “Café Society” — lembrando a icônica minissaia verde usada por Carrie Bradshaw em “Sex and the City”.
Maio de 2024
Zendaya no MET Gala 2024
Getty Images
No Met Gala, Zendaya surgiu com um vestido vintage da alta-costura da Givenchy, nunca antes usado, da coleção de verão 1996. A peça foi desenhada por John Galliano e garimpada na Lily et Cie.
Outubro de 2024
Zendaya
Getty Images
Durante a cerimônia de indução ao Rock & Roll Hall of Fame, em Cleveland, Ohio, a atriz prestou homenagem a Cher com um vestido de arquivo do lendário Bob Mackie, retirada diretamente da coleção de alta-costura de inverno 2001 do designer, em uma peça com recortes que deixavam o abdômen à mostra.