Animais e Ilusões de Ótica: Um Estudo Revelador
A ilusão de Ebbinghaus é um truque visual que pode enganar a mente de muitas pessoas, criando a sensação de que dois círculos idênticos têm tamanhos diferentes. Mas será que essa ilusão tem efeito em outros animais? Um estudo recente publicado na revista científica Frontiers in Psychology investigou como diferentes espécies percebem o mundo e como fatores evolutivos e ambientais influenciam suas percepções.
Os pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, utilizaram ilusões visuais comuns para compreender a organização do cérebro diante de informações sensoriais. Eles descobriram que algumas espécies de peixes e aves podem cair no mesmo truque. Os experimentos com a ilusão de Ebbinghaus foram realizados com duas espécies: o peixe guppy (Poecilia reticulata) e a pomba-de-colar (Streptopelia risoria).
- Os guppies dependem de decisões rápidas para a sobrevivência em habitats com vegetação densa e predadores imprevisíveis.
- As pombas passam seus dias atentas a detalhes de grãos e sementes espalhados no chão, o que lhes permite fazer julgamentos mais precisos.
Com o círculo central da ilusão de ótica substituído por porções de comida, as espécies tiveram escolhas variadas sobre qual recompensa escolher. Os peixes caíram no truque, escolhendo os flocos cercados por círculos menores em mais de 70% dos testes. Já as pombas não mostraram uma susceptibilidade tão evidente à ilusão, com algumas pegando a porção visualmente maior e outras escolhendo a opção contrária.
Os resultados refletem as diferentes realidades ecológicas de cada animal. Enquanto os guppies trabalham na avaliação do ambiente como um todo, as pombas são mais efetivas ao focar nos detalhes locais. A diversidade de respostas dentro do grupo das aves revela uma variedade de mundos perceptivos, semelhante ao que vemos em humanos interpretando a ilusão de Ebbinghaus.
Em resumo, o estudo indica que pressões ecológicas podem moldar a percepção de ambiente em diferentes espécies. Além disso, as respostas variadas dentro de cada grupo de animais sugerem que a percepção é um processo complexo e influenciado por muitos fatores. Mais pesquisas são necessárias para fundamentar teorias sobre a percepção animal e como ela se relaciona com o ambiente.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link