A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as operadoras, inclusive as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), passem a adotar o sistema “Não Me Perturbe”, que permite aos consumidores bloquear ligações de oferta de produtos e serviços. O prazo para implementação é de 60 dias.
- Portal da Anatel ganha novo espaço a consumidores e amplia acesso à informações
-
Anatel obriga operadoras a usar Etiqueta Padrão em ofertas de telecom
“Todas as prestadoras de serviços de telecomunicações, incluindo as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), submetidas ao art. 43, §§ 2º e 3º, do RGC, deverão fazer a adesão e passar a observar a lista de consumidores que optaram por não receber chamadas por meio da referida plataforma”, determina o órgão na decisão.
Além disso, a Anatel destaca que o bloqueio solicitado não se aplica a ligações que forem realizadas ao consumidor para confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Até então, apenas operadoras integrantes do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), como Vivo, TIM, Claro e Oi, eram obrigadas a aderir ao sistema.
A escolha do “Não Me Perturbe” foi feita após discussões entre a Anatel e representantes das empresas, que chegaram a um consenso sobre prazos e termos de adesão.
Como funciona o “Não Me Perturbe”?
O “Não Me Perturbe” é um sistema permite bloquear ligações de operadoras de telefonia, TV por assinatura, internet e também de instituições financeiras (empréstimos consignados e cartão de crédito consignado).
Para faze uso do sistema, o consumidor precisa de inscrever pelo site (naomeperturbe.com.br). O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.
Leia mais:
- Forbes atualiza lista de bilionários e Elon Musk continua na liderança
- Trainee TIVIT 2026: inscrições do programa terminam nesta semana
- Quiet Cracking: o que é o fenômeno que pode custar até R$ 2,7 tri às empresas
VÍDEO: Por que VOCÊ deveria DEIXAR o seu CELULAR VIRADO com a tela pra baixo
Leia a matéria no Canaltech.