Celebração do Mês da Consciência Negra com Show Inédito
No mês de novembro, mais especificamente no dia 20, é celebrado o Mês da Consciência Negra, uma data importante para refletir sobre a história e a cultura afro-brasileira. Neste ano de 2025, as cantoras, compositoras e instrumentistas Ana Costa e Nilze Carvalho se unem para festejar essa data com um show inédito no Teatro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro.
O show, que acontecerá todas as terças-feiras do mês, contará com um roteiro construído com músicas de compositores negros, incluindo ritmos africanos e samba-enredo. Além de Ana Costa e Nilze Carvalho, o percussionista Paulino Dias e um time de convidados, como Áurea Martins, Marcos Sacramento, Marina Iris e Marcel Powell, também participarão do show.
Nilze Carvalho destaca que o roteiro inclui canções que falam de cor e lembram das lutas, com ritmos africanos, mas também inclui amores de compositores como Arlindo Cruz e Dona Ivone Lara. O show vai do jongo ao samba-enredo, com obras-primas como “Jongueiro cumba” e “100 anos de liberdade – Realidade ou ilusão?”, apresentadas pelas escolas de samba Mangueira e Unidos de Vila Isabel, respectivamente.
Outras músicas que serão revividas no show incluem “Amor até o fim”, “Dia de graça”, “Eu canto samba”, “Fadas”, “Luz do repente” e “Maracatu do meu avô”, entre outras pérolas da música preta brasileira. O show é uma celebração da cultura afro-brasileira e uma oportunidade para refletir sobre a história e a importância da Consciência Negra.
- Algumas das músicas que serão apresentadas incluem:
- “Jongueiro cumba” (Wilson Moreira e Nei Lopes, 2002)
- “100 anos de liberdade – Realidade ou ilusão?” (Alvinho, Jurandir e Hélio Turco, 1987)
- “Kizomba, a festa da raça” (Rodolpho de Souza, Luiz Carlos da Vila e Jonas, 1987)
- “Amor até o fim” (Gilberto Gil, 1966)
- “Dia de graça” (Candeia, 1970)
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link