Adolescente Alega Ser Líder de Grupo de Hackers, mas É Negado
Um adolescente de 15 anos, conhecido como “Rey”, afirmou ser o líder do grupo de hackers Scattered LAPSUS$ Hunters (SLSH), um dos mais famosos e ativos do mundo. No entanto, o grupo negou as afirmações, chamando-as de “ridículas” e atacando o jornalista que fez a entrevista com o adolescente.
O caso veio à tona após o jornalista Brian Krebs, do KrebsOnSecurity, investigar e entrevistar o adolescente, cujo nome verdadeiro é Saif Al-Din Khader. As investigações de Krebs apontaram que o adolescente poderia estar envolvido com o grupo de hackers, conhecido por usar programas de ransomware e ter anunciado recentemente um serviço próprio chamado ShinySp1d3r.
Como o Adolescente Foi Descoberto
O adolescente foi descoberto após uma série de deslizes durante suas atividades na internet. Ele costumava usar vários pseudônimos, como Hikki-Chan, e supostamente era o administrador do BreachForums, um mercado clandestino na web que foi fechado diversas vezes pelo FBI.
- O adolescente divulgou informações pessoais no Telegram, como uma captura de tela que teria revelado sua senha.
- O jornalista Krebs conseguiu chegar ao e-mail do adolescente e descobriu que ele estava atrelado a um computador localizado em Amã, na Jordânia.
- Com esses dados, o jornalista identificou Saif Al-Din Khader como o possível líder do grupo de hackers.
Repercussão do Caso
A investigação de Brian Krebs gerou uma grande repercussão devido à popularidade do SLSH, que está por trás de ameaças envolvendo vazamento de dados de empresas como Toyota e FedEx.
O adolescente está tentando sair do grupo e colaborando com a polícia desde junho deste ano. No entanto, o SLSH negou qualquer envolvimento do rapaz com a organização de hackers, afirmando que era “ridículo” supor que uma única pessoa conseguiria usar tantos pseudônimos a partir de “técnicas completamente diferentes”.
Este conteúdo pode conter links de compra.