Adeus, Chrome? Como o aumento de navegadores com IA pode mudar a web
Os navegadores de IA são uma aposta cada vez mais frequente na Internet e revelam o “novo campo de batalha” das grandes empresas de tecnologia. Eles chegam com a ideia de usar inteligência artificial para facilitar a navegação dos usuários na web, seja na busca de informações, organização de conteúdos, realização de tarefas ou até mesmo para clicar, acessar e navegar por páginas na Internet no lugar do internauta.
Essa tecnologia pode colocar em risco outros navegadores tradicionais, como Firefox e Google Chrome, buscador mais usado no mundo, já que podem otimizar a experiência das pessoas. Os navegadores com IA usam recursos de inteligência artificial para otimizar a experiência do usuário que navega pela web, diferenciando-se das opções tradicionais por oferecer funcionalidades capazes de automatizar processos e tornar a navegação mais fluida.
Como funcionam os navegadores com IA?
Os navegadores com IA podem assumir algumas tarefas e navegar pela Internet no lugar do usuário, reduzindo os esforços manuais dos internautas e economizar o tempo das pessoas. Eles podem ser úteis como assistentes pessoais para tarefas repetitivas, como criar listas, buscar preços e cotações, organizar informações, entre outras ações.
Alguns exemplos de navegadores com IA incluem o Comet, desenvolvido pela Perplexity, que oferece integração com ferramentas de produtividade online e pode automatizar tarefas para o usuário. O Atlas, lançado pela OpenAI, vem com o ChatGPT integrado e permite que os internautas abram uma nova aba para interagir com a IA e fazer perguntas.
Guerra dos Navegadores
A tecnologia de IA nos navegadores fez surgir um “novo campo de batalha” entre as bigtechs, que passaram a lançar navegadores com IA para competir com os concorrentes. Grandes empresas da área, como Opera, OpenAI, Perplexity AI e Microsoft, divulgaram os seus produtos recentemente, com a promessa de facilitar a navegação dos usuários.
O Google Chrome, o navegador tradicional mais utilizado ao redor do mundo, pode ser afetado pela concorrência e não há uma garantia de que o navegador do Google permaneça no topo da lista. No entanto, o buscador lançou o Modo IA e promoveu maior integração na navegação com o Gemini Google, inteligência artificial da empresa.
- O Comet é o navegador inteligente da Perplexity, que oferece integração com ferramentas de produtividade online e pode automatizar tarefas para o usuário.
- O Atlas é o navegador de IA da OpenAI, que vem com o ChatGPT integrado e permite que os internautas abram uma nova aba para interagir com a IA e fazer perguntas.
- O Opera Neon é o primeiro navegador integrado a agentes de IA no mundo, que possibilita que o internauta use a inteligência artificial integrada para fazer pesquisas, obter respostas e dados sobre a página em que está navegando.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link