Gilmelândia está com a “receita” completa para animar o público. Anunciada recentemente no elenco do MasterChef Celebridades que estreia em novembro na Band, a cantora lançou na última sexta-feira (12) uma nova versão audiovisual de Maionese, clássico que marcou sua estreia em carreira solo e se tornou um dos hinos do carnaval.
O hit que volta às plataformas em um registro gravado ao vivo na casa Áudio, em São Paulo, e chega como parte de uma série de lançamentos que revisitam os grandes marcos do repertório da Gilmelândia, como parte das comemorações de 25 anos de carreira e 40 anos da axé music. Até agora, já foram lançados outros êxitos como Bate Lata, O Arrastão, Charanguinha da Baiana, Malukete e Levada da Brecae tem muito mais vindo por aí.
Lançada em novembro 2001, Maionese marcou a estreia da carreira solo da cantora e se tornou um dos grandes sucessos do carnaval de 2002, alcançando o primeiro lugar nas rádios brasileiras. Composta por Marcos Maynard como uma versão brasileira da música Mayonesa, da boyband uruguaia Chocolate, a música traz uma mistura a cumbia com o axé, trazendo toda a vibração dos ritmos latinos e afro-brasileiros junto a uma letra divertida e irreverente.
“Quando eu ouvi a música, eu não entendi muito bem. Mas ele disse: ‘vai por mim, você vai ver, essa música vai estourar no Brasil inteiro e todo mundo vai cantar’”, lembra Gilmelândia.
‘Maionese’ marcou a estreia da carreira solo de Gilmelândia
Dito e feito. Hoje em dia, é impossível a cantora fazer um show sem que o público peça pela música. Alguns fãs chegam a levantar o celular como nome da música escrita para chamar atenção da cantora, como ela revela em uma entrevista ao humorista Fábio Porchat.
Com sucessos de toda sua carreira, desde a época da Banda Beijo até hits da carreira solo, o repertório destaca a história de Gilmelândia, refletindo a essência do Axé como movimento coletivo. “A gente canta tudo de todo mundo, e isso é muito legal. O Axé é uma unidade”, define Gil.
Com direção artística e figurino assinados por Arnaldo Ventura e coreografias de Thiago Alves, parceiro de longa data, o espetáculo foi idealizado com o apoio do empresário Anderson Lima e marcou o início das celebrações pelos 40 anos do axé music, movimento que Gilmelândia representa com autenticidade e orgulho.
Realizado durante a tradicional Festa da Gambiarra, o show foi repleto de momentos emocionantes, homenagens pessoais e surpresas afetivas.
Com cenografia e conteúdo visual assinados por Kleber Calado, e uma abertura criada por DJ Andy e seu filho Pietro Cepeda, o registro tem como objetivo compartilhar com o público a mesma energia vivida no palco. “Não foi um audiovisual de milhões de reais, foi de milhões de emoções”, resume Gilmelândia. “Quero que sintam a minha verdade, essa capacidade que tenho de transformar tristeza em festa. Isso é o Axé, isso sou eu.”
Até o fim de 2025, Gil promete seguir em festa. E a cada quinta-feira, um novo vídeo ao vivo chega às plataformas, revivendo, com emoção e alegria, os grandes momentos da sua carreira.
Confira:
				
                