bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:50
Temperatura: 0.3°C
Probabilidade de chuva: 0%

A Falha em ‘Super Mario’ que Deixa Gamers Obcecados

A Nintendo lançou o jogo original da série Super Mario 40 anos atrás, e desde então, fãs de videogames sempre procuram o inesperado quando se sentam para jogar. Um exemplo disso é o erro de código no jogo “Super Mario Bros” que permite que o jogador acesse um nível secreto chamado “Minus World”.

Esse erro ocorria logo no início do jogo, quando o protagonista Mario pulava em uma parede específica em um ângulo determinado. Se você pulasse corretamente, seu personagem deslizaria pela parede até uma das Warp Zones, as regiões em que Mario poderia transitar entre os níveis, descendo por um cano. Mas, se você o mandasse descer por um cano naquela Warp Zone, ele chegaria em um lugar que não deveria existir — um nível subaquático que acabava em um ciclo infinito.

O erro fazia com que surgisse um espaço em branco onde, normalmente, ficaria o número do mundo. Por isso, surgia a indicação “World -1”. Esse nível secreto ficou conhecido como “Minus World” e se tornou parte do folclore do mundo dos jogos eletrônicos em 1988, quando a revista americana “Nintendo Power” escreveu sobre o erro.

Os rumores sobre o fenômeno se espalharam entre os gamers logo após o lançamento do jogo, e ele se tornou um dos principais tópicos de discussão entre os fãs. O lendário autor de games da Nintendo Shigeru Miyamoto negou que o Minus World fosse uma função deliberada do jogo, mas o nível secreto aumentou ainda mais a aura de imprevisibilidade atribuída ao “Super Mario Bros”.

Alguns dos outros “segredos” do jogo foram colocados ali deliberadamente, como a possibilidade de atravessar um telhado e pular sobre ele. Mas o Minus World era um nível subaquático que entrava em um loop infinito, impedindo Mario de escapar dali. Existem na internet diversas explicações técnicas complexas sobre o motivo desse erro, e ele atraiu a imaginação das pessoas em todo o mundo.

Scott Pelland, que trabalhou como Diretor de Publicações da Nintendo nos anos 1980 e 1990, afirma que os funcionários encarregados de atender às ligações telefônicas dos gamers receberam inúmeras chamadas sobre o Minus World. Em uma entrevista em 2010, Miyamoto admitiu que, como não causava falhas nos jogos, o Minus World poderia, na verdade, ser considerado um recurso de “Super Mario Bros”, embora não fosse deliberado.

Outros jogos também apresentaram erros acidentais que se tornaram populares entre os gamers, como o erro em “Spyro: Enter the Dragonfly” que permitia que você pulasse diretamente para a última fase, ou o erro em “Grand Theft Auto 4” que permitia que você disparasse seu carro para o céu. Esses erros inseridos acidentalmente pelos desenvolvedores eram avidamente procurados pelos gamers, e faziam com que eles acreditassem que poderia haver algo além do que os olhos podem ver nos mundos de ficção.

Os jogos atuais são cada vez mais lapidados e livres de erros, e o mistério que os rodeia está se dissipando. No entanto, a influência da falha no “Super Mario Bros” permanece tão marcante quanto seu impacto imediato sobre os obsessivos jogadores do game da Nintendo.

  • O erro de código no “Super Mario Bros” permitia que o jogador acesse um nível secreto chamado “Minus World”.
  • O Minus World era um nível subaquático que entrava em um loop infinito, impedindo Mario de escapar dali.
  • O erro se tornou parte do folclore do mundo dos jogos eletrônicos em 1988, quando a revista americana “Nintendo Power” escreveu sobre o erro.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link