bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:56
Temperatura: 1.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

A devastadora realidade de Moçambique em meio a enchentes e conflitos armados

A devastadora realidade de Moçambique em meio a enchentes e conflitos armados

Moçambique está enfrentando um momento extremamente dramático, marcado por fortes enchentes e conflitos armados que têm deslocado centenas de milhares de pessoas. As enchentes mais recentes deslocaram cerca de 392 mil pessoas, aumentando a pressão sobre um país que já enfrenta um conflito no norte, responsável pelo deslocamento de mais de 300 mil pessoas apenas no último trimestre de 2025.

As províncias mais afetadas pelas chuvas são Gaza, Maputo e partes do centro de Moçambique. Pais relataram fugas caóticas para áreas mais elevadas, com algumas crianças separadas de suas famílias durante o deslocamento, enquanto pessoas idosas e com deficiência tiveram dificuldades para acompanhar o ritmo da evacuação.

  • As enchentes têm causado deslocamentos em massa, com pessoas chegando aos abrigos sem documentos, após dias de caminhada.
  • A violência armada no norte do país, iniciada em 2017, já deslocou mais de 1,3 milhão de pessoas.
  • Os ataques agora ocorrem simultaneamente e se expandem além de Cabo Delgado, alcançando a província de Nampula e ameaçando comunidades que antes acolhiam famílias deslocadas.

A ACNUR estima que cerca de 100 mil pessoas estejam abrigadas em, aproximadamente, 100 centros temporários – incluindo escolas e prédios públicos. No entanto, há superlotação e a situação dos espaços é precária, com meninas e mulheres enfrentando riscos elevados de violência de gênero, exploração e abuso sexual.

Em todo o mundo, eventos climáticos extremos estão colocando a segurança das pessoas em maior risco, limitando o acesso a serviços essenciais, destruindo casas e meios de subsistência e obrigando famílias — muitas das quais já fugiram da violência — a fugir mais uma vez. A combinação entre conflitos armados e mudanças climáticas está agravando as crises humanitárias, tornando cada vez mais difícil a assistência humanitária e a recuperação social de pessoas que buscam refúgio.

É fundamental que a comunidade internacional preste atenção à situação em Moçambique e forneça apoio às pessoas afetadas pelas enchentes e conflitos armados. A cooperação internacional e a ajuda humanitária são essenciais para aliviar o sofrimento das vítimas e promover a recuperação e a reconstrução do país.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link