Entendendo as Permissões dos Aplicativos: O que Seu Celular Sabe sobre Você
Quando instalamos um novo aplicativo no nosso celular, somos apresentados a uma série de permissões que precisam ser concedidas para que o app funcione corretamente. No entanto, muitas vezes aceitamos essas permissões sem entender exatamente o que estamos autorizando. Isso pode representar riscos à nossa privacidade e segurança digital, pois o celular concentra boa parte da nossa vida.
Para esclarecer o que os aplicativos conseguem usar e como esses acessos funcionam, é importante entender como ocorre o uso da câmera, galeria e microfone, como opera a localização em tempo real e o que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garante de proteção aos usuários.
Permissões de Apps: Tudo o que Você Precisa Saber
Aqui estão algumas das principais respostas sobre o tema:
- O que acontece quando você dá alguns acessos aos aplicativos? As permissões são autorizações que os aplicativos solicitam ao usuário para acessar determinados recursos, funções ou dados do dispositivo.
- O que eles podem ou não fazer com as suas informações e os acessos concedidos? Ao permitir que um aplicativo acesse uma função ou informação específica, você autoriza apenas as ações relacionadas àquele tipo de acesso.
- Após aceitar as permissões, os aplicativos podem acessar o microfone ou a câmera sem você saber? Em casos de solicitação de acesso à câmera e ao microfone, a permissão garante apenas o uso desses recursos dentro do que o próprio aplicativo propõe.
- Os apps podem ver sua câmera o tempo todo? O acesso à câmera permite que o aplicativo use o dispositivo para tirar fotos ou gravar vídeos diretamente nele.
- Os apps podem ver sua localização o tempo todo? Aplicativos com acesso à localização podem rastrear o dispositivo usando GPS ou outros métodos próprios.
- Minha navegação no app e no navegador é protegida? Em aplicativos oficiais, a navegação tende a ser mais segura, pois seguem padrões de proteção, como criptografia.
Como se Proteger
Ao instalar um aplicativo, é importante revisar o nível de permissão concedido e gerenciar esses acessos mantendo a localização ativa apenas durante o uso do app e removendo qualquer permissão que não seja necessária para o funcionamento do serviço.
Além disso, é recomendável optar por navegadores confiáveis, não abrir links sensíveis em navegadores embutidos em apps e revisar regularmente as permissões concedidas. Essas práticas ajudam a reduzir o risco de que seus dados sejam coletados de maneiras indesejadas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link