bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:26
Temperatura: -3.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Produtos químicos eternos produzidos por humanos são encontrados em baleias e golfinhos

Produtos Químicos Eternos em Baleias e Golfinhos: Um Problema Ambiental Grave

Os chamados “produtos químicos eternos”, substâncias sintéticas que demoram séculos para se degradar, foram encontrados em baleias e golfinhos em níveis alarmantes. Segundo um estudo publicado na revista científica Science of the Total Environment, esses animais apresentaram níveis de acúmulo de PFAS (substâncias per e polifluoroalquiladas) nunca antes observados.

Esses químicos, que se acumulam ao longo de cadeias alimentares, podem afetar os sistemas imunológico, endócrino e reprodutivo dos animais, colocando a saúde de muitas populações de cetáceos em risco. A bioacumulação em mamíferos marinhos é um problema grave, pois esses animais são considerados espécies indicadoras do ecossistema.

Estudo Revela Níveis Elevados de PFAS em Baleias e Golfinhos

Os pesquisadores analisaram tecidos de 127 animais de 16 espécies de baleias e golfinhos com dentes (odontocetos) e encontraram níveis elevados de PFAS em todos eles. Algumas espécies, como o golfinho-de-hector, nunca tinham sido avaliadas em níveis de PFAS anteriormente.

  • A orca-pigméia apresentou um dos maiores níveis de bioacumulação de PFAS em seus tecidos.
  • O habitat marinho é um fraco indicador de PFAS em odontocetos, pois mesmo espécies oceânicas e de mergulho profundo estão expostas aos químicos eternos em níveis semelhantes a espécies costeiras.
  • O sexo e a idade do animal foram fatores mais determinantes no que se constatou ser uma poluição generalizada da biodiversidade marinha.

Os PFAS são substâncias formadas com ligações de carbono-flúor muito fortes e capazes de resistir à degradação natural. Eles permanecem em ambientes ou organismos vivos por muito tempo, causando problemas de desenvolvimento e até o aumento de certos tipos de câncer.

As principais fontes e vias de liberação de PFAS no ambiente marinho incluem escoamento urbano e agrícola, descargas de processos industriais e de manufatura, com níveis mais elevados tipicamente relatados perto de áreas industriais, pontos de descarga de esgoto e regiões costeiras urbanizadas.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link