bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 12:32
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Estudo captura movimentos dos ribossomos no RNA pela primeira vez; veja vídeo

Estudo Captura Movimentos dos Ribossomos no RNA pela Primeira Vez

Um estudo recente publicado na revista Nature Communications conseguiu registrar em detalhes o processo de movimentação da ribozima, uma molécula de RNA que age como uma enzima, para se tornar funcional dentro das células humanas. Essa descoberta fornece o “vídeo molecular” mais completo obtido até hoje do processo de autoedição do RNA e inaugura uma nova era para a biologia estrutural.

A pesquisa foi liderada pelo bioquímico Marco Marcia e utilizou técnicas como microscopia crioeletrônica, espalhamento de raios X em pequenos ângulos, bioquímica e enzimologia do RNA, além de simulações de dinâmica molecular. O objetivo do estudo foi acompanhar o “auto-splicing” de uma ribozima, molécula que é capaz de “cortar e colar” suas próprias sequências genéticas para se tornar ativa.

Métodos e Resultados

Foram analisadas centenas de milhares de moléculas a nível individual, o que permitiu reconstruir formas intermediárias invisíveis em estruturas cristalinas tradicionais. As imagens revelam como o RNA passa por fases alternativas antes de alcançar sua conformação final, um processo essencial para evitar erros estruturais.

  • A flexibilidade inerente e a carga negativa do RNA tornam sua estrutura difícil de determinar.
  • O Domínio 1 (D1) atua como um “diretor”, orientando quando os demais domínios devem entrar em cena durante o dobramento.
  • Movimentos sutis no D1 funcionam como um portão molecular, garantindo que cada etapa ocorra na ordem correta.

Aplicações e Futuro

A compreensão dos princípios que guiam o dobramento desses RNAs ancestrais pode ser usada para desenhar novas moléculas para terapias, nanotecnologia ou edição precisa de RNA. Além disso, os dados obtidos já estão sendo usados para calibrar modelos de inteligência artificial (IA), o que pode levar a um novo “AlphaFold para RNA”.

Combinando IA, crio-ME e experimentos computacionais, os pesquisadores veem o início de um novo capítulo: o da biologia estrutural dinâmica, onde será possível prever, visualizar e compreender não apenas como o RNA é, mas como ele se move.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link