bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:01
Temperatura: -3°C
Probabilidade de chuva: 0%

Criações Digitais de Artistas Negros no Rio

No Dia da Consciência Negra, uma intervenção de arte digital realizada por quatro artistas negros de diferentes regiões do país propõe uma reflexão sobre libertação, cura e reexistência dos povos negros. As criações de Guilherme Bretas, Ilka Cyana, Poliana Feulo e Walter Mauro estão sendo exibidas em quatro telões de LED instalados no Viaduto de Madureira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

A mostra faz parte da programação da Festa Literária das Periferias (Flup) e integra o projeto Códigos Negros, iniciativa do Olabi, organização que promove a tecnologia e a inovação como ferramentas sociais. Silvana Bahia, codiretora executiva da organização e curadora do Códigos Negros, explica que as obras são audiovisuais, feitas com inteligência artificial e inéditas, criadas por quatro artistas negros brasileiros que têm desenvolvido o trabalho em diferentes campos das artes.

Inspiração e Objetivo

A inspiração da mostra veio do livro “Os condenados da Terra”, de Frantz Fanon, um dos maiores intelectuais negros da história, no ano do seu centenário de nascimento. Silvana Bahia fala sobre como a obra serviu de inspiração para o projeto, estimulando a reflexão sobre a colonização e seus efeitos na subjetividade das pessoas negras e como isso impacta nas relações sociais e culturais.

As obras apresentadas incluem:

  • Obras audiovisuais que exploram a memória e a identidade negra
  • Trabalhos que utilizam inteligência artificial para criar experiências imersivas
  • Projetos que abordam a questão da colonização e seus efeitos na sociedade

A intervenção ocorre em duas etapas: a primeira até o dia 23 de novembro e, depois, de 27 a 30 de novembro. A entrada é gratuita, oferecendo uma oportunidade para que o público reflita sobre a importância da arte e da tecnologia como ferramentas para a transformação social.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link