O que há de novo em beleza inclusiva: soluções que ampliam a acessibilidade
Testar a cor de uma sombra, aplicar uma máscara de cílios ou até passar perfume antes de sair de casa podem parecer tarefas simples do dia a dia. No entanto, para cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo que vivem com algum tipo de deficiência significativa, essas atividades podem ser desafiadoras.
A influenciadora digital Marina Melo Abreu, que tem atrofia muscular espinhal, destaca que produtos com pump, tampas de rosquear e embalagens pesadas não funcionam para ela, assim como texturas muito espessas e difíceis de espalhar. Já a engenheira de software Geisa Farini, que nasceu com baixa visão e ficou cega aos 13 anos, enfrenta dificuldades no momento da compra, pois os sites não costumam ser acessíveis e não têm descrição das cores.
Soluções inovadoras
Para driblar essas questões, algumas marcas estão desenvolvendo soluções inovadoras. A cantora e empresária Selena Gomez, que vive com lúpus, lançou o primeiro perfume da sua marca de beleza, Rare Beauty, em um frasco de design inclusivo com formato ergonômico e borrifador que pode ser apertado com a palma da mão toda.
Outras marcas, como a Estée Lauder, L’Oréal e Lancôme, também estão investindo em tecnologia adaptada, com criações como o Voice-enabled Makeup Assistant, o My Aura e o HAPTA, que permitem a aplicação de maquiagem e fragrâncias de forma mais acessível.
Desafios e oportunidades
No entanto, ainda que o conceito de beleza inclusiva esteja avançando, o quanto disso realmente chega até os consumidores ainda é pouco expressivo. De acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado Spate, 95,1% dos consumidores com deficiência afirmam que não há opções suficientes de beleza acessíveis.
No Brasil, marcas como a Natura e o Grupo Boticário estão se destacando com lançamentos como os pincéis acessíveis das marcas Quem Disse, Berenice? e Make B., cocriados com a Comunidade Beleza Livre, formada por pessoas diversas e com deficiência.
- O Batom Inteligente, apresentado em 2024 e desenvolvido em parceria com as empresas CESAR, Neurobots e EMBRAPII, facilita a aplicação do batom para pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida nos membros superiores.
- O secador de cabelo mãos livres da Stellar Beauty é outro exemplo de solução inovadora que pode ser útil para pessoas com deficiência.
Para a influenciadora Marina Melo, é preciso demonstrar interesse real em transformar o mercado e comunicar essas transformações, fazendo com que as pessoas com deficiência se vejam realmente representadas no dia a dia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link