Grok 4.1: Uma Nova Etapa na Inteligência Artificial
O Grok 4.1, lançado pela xAI, marca uma nova etapa na disputa entre os grandes modelos de inteligência artificial. Com melhorias importantes em inteligência emocional, escrita criativa e precisão factual, o Grok 4.1 promete entregar respostas mais naturais e com menos alucinações.
A plataforma, disponível no site oficial, no X e no app para Android e iPhone (iOS), demonstrou estabilidade nos testes realizados, oferecendo devolutivas coerentes. Nas linhas a seguir, saiba mais sobre as novidades do Grok 4.1 e veja detalhes sobre o experimento realizado na IA de Elon Musk.
Novidades do Grok 4.1
A nova versão do Grok marca uma mudança importante na estratégia da xAI, ao apostar em um modelo mais preciso, sensível e criativo. O Grok 4.1 recebeu atualizações concentradas principalmente em três áreas: inteligência emocional, criatividade na escrita e redução de alucinações.
Segundo a empresa, o modelo alcançou 64,8% de preferência em testes às cegas quando comparado à versão anterior e assumiu a liderança no ranking de texto do LMArena, plataforma que compara modelos de linguagem baseando-se em avaliações de usuários.
Testes na Versão Grok 4.1
Os testes realizados com o Grok 4.1 incluíram:
- Teste 1: Qual estado brasileiro não tem a Letra A?
- Teste 2: Perguntas sobre temas atuais e avaliação sobre a resposta da IA
- Teste 3: Fazer perguntas factuais específicas
- Teste 4: Fornecer à IA um contexto específico (um documento, artigo etc) e solicitar-lhe para responder a perguntas com base nesse contexto
Nos testes realizados, o TechTudo não conseguiu identificar alucinações; todos os dados fornecidos foram checados e estão corretos, com exceção de uma resposta incompleta, que poderia ter sido resolvida ao reestruturar a pergunta.
Afinal, o Grok 4.1 Está com Menos Alucinações?
Sim, o Grok 4.1 oferece uma experiência mais direta que outras plataformas de IA, com respostas mais precisas e menos alucinações. No entanto, é importante lembrar que o uso deve ser cauteloso, como em qualquer inteligência artificial, e que os fatos devem ser checados antes de aceitá-los como definitivos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link